Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

China afetada por 'rara' convergência de chuva, ondas de calor e tornados

Segundo as autoridades chinesas, as alterações climáticas serão responsáveis por tal aumento de fenómenos climáticos extremos.

China afetada por 'rara' convergência de chuva, ondas de calor e tornados
Notícias ao Minuto

15:34 - 17/06/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Clima

Durante esta semana, a China tem sido afetada por uma 'rara' convergência de chuvas fortes, ondas de calor e um tornado que passou pela cidade de Guangzhou. Segundo a Reuters, em causa está uma ocorrência que obrigou à deslocação de milhões de pessoas e que danificou propriedades e inundou diversas terras agrícolas - sendo aguardadas mais tempestades e inundações para os próximos dias. 

As previsões apontam para que o sul do território chinês assista a chuvas torrenciais até terça-feira, tal como noticiado pelos meios de comunicação estatais. 

E, por outro lado, pelo menos sete províncias e regiões do sul do país emitiram já alertas para a ocorrência de tempestades e cheias severas durante as próximas 24 horas.

Isto depois de, no final de quinta-feira, segundo os meios de comunicação locais, um tornado ter sido avistado na cidade de Guangzhou, no sul da China - o que acabaria por resultar no corte do fornecimento de energia a mais de 5.400 utilizadores residentes na zona.

Apesar de tudo isto, espera-se que as temperaturas nas regiões centro e norte da China possam atingir máximos invulgares até à próxima semana, podendo mesmo ultrapassar os 40ºC. O tempo anormalmente quente já se fez entretanto sentir em Zhengzhou - que no verão passado foi atingida por níveis recorde de chuvas e por inundações várias.

Recorde-se que as autoridades nacionais tinham emitido avisos para a ocorrência de "fenómenos meteorológicos extremos" já no mês de abril. Apesar de ser já propenso a ocorrências desta natureza (principalmente a inundações), o país tem-se vindo a tornar mais vulnerável às mesmas em tempos recentes - devido à desflorestação, à recuperação de zonas húmidas e ao armazenamento de água para produção de energia e para irrigação.

Segundo as autoridades chinesas, também as alterações climáticas serão responsáveis por tal aumento de fenómenos climáticos extremos.

Leia Também: Cidade do México ficou coberta de branco após tempestade de granizo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório