Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Cinquenta atacantes e oito polícias mortos em ataque no Níger

Pelo menos cinquenta atacantes e oito polícias morreram num ataque perpetrado por extremistas a bordo de veículos e motas na região de Tillaberi, no oeste do Níger, anunciou hoje o Ministério da Defesa.

Cinquenta atacantes e oito polícias mortos em ataque no Níger
Notícias ao Minuto

11:18 - 15/06/22 por Lusa

Mundo Níger

Em comunicado difundido pela televisão estatal "Tété Sahel", o ministério diz que o ataque ocorreu na terça-feira às 05h30 (mesma hora em Lisboa) na aldeia de Waraou, na localidade de Téra.

O ataque fez também 33 feridos, seis dos quais estão em estado grave, entre os elementos da guarda responsável por garantir a segurança da região.

O destacamento da Guarda Nacional estava em missão para garantir a "segurança das aldeias adjacentes" da localidade de Waraou quando foi atacado por militantes "a bordo de várias dezenas de motas e veículos".

"A reação enérgica dos elementos do destacamento com o reforço terrestre e aéreo, tanto nacional como dos parceiros, permitiram derrotar o inimigo", pode ler-se no comunicado.

Os atacantes destruíram também cinco veículos e um camião, explicou a mesma fonte, acrescentando que no ataque morreram "cerca de cinquenta" terroristas e "muitos feridos foram levados pelo inimigo durante a sua retirada".

O ministério diz que estão em curso operações para localizar os grupos terroristas que realizaram o ataque.

Este ataque ocorre menos de uma semana após a recente visita do Presidente nigerino, Mohamed Bazoum, à região para apoiar moralmente as pessoas que fugiram das suas aldeias devido à ameaça terrorista.

Ocorreu também após o país adquirir drones armados e outros equipamentos militares da Turquia para combater melhor esses grupos terroristas que perturbam a paz e a estabilidade no Sahel desde 2012.

Leia Também: Presidente da Nigéria promete votação "livre" nas presidenciais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório