Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 16º

Rússia entrega os primeiros passaportes aos habitantes de Kherson

A Rússia entregou hoje os seus primeiros passaportes aos habitantes de Kherson, cidade ocupada pelas tropas de Moscovo no sul da Ucrânia, informaram as agências noticiosas russas, citadas pela AFP.

Rússia entrega os primeiros passaportes aos habitantes de Kherson

Segundo a agência oficial TASS, 23 moradores de Kherson receberam, durante uma cerimónia, um passaporte russo, um "procedimento simplificado" só possível graças a um decreto assinado no final de maio pelo Presidente russo, Vladimir Putin.

"Todos os nossos habitantes de Kherson querem obter o passaporte e a cidadania (russa) o mais rápido possível", assegurou na cerimónia Vladimir Saldo, chefe da administração pró-russa da região, citado pela TASS.

"É uma nova era que se abre para nós (...) É o documento mais importante que uma pessoa tem na vida", disse ainda, desta vez citado pela agência Ria Novosti.

De acordo com as autoridades pró-russas em Kherson, a data de emissão dos primeiros passaportes russos foi escolhida para coincidir com o feriado do Dia da Rússia - 12 de junho - data que celebra a independência do país.

A região de Kherson foi quase inteiramente conquistada pelo exército russo no início de sua ofensiva lançada em 24 de fevereiro.

O decreto assinado pelo Kremlin no final de maio, autorizando autoridades locais pró-Rússia a emitir passaportes para residentes, também abrangia a região de Zaporizhia parcialmente controlada pelas forças russas.

A Ucrânia denunciou o estabelecimento deste procedimento especial, considerando tratar-se de uma "violação flagrante" da sua integridade territorial.

"O decreto presidencial russo é juridicamente nulo e não terá consequências" sobre "a adesão dos habitantes dos territórios temporariamente ocupados pela Rússia à cidadania ucraniana", ripostou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

Leia Também: Kyiv acusa Rússia de deter 600 pessoas em Kherson

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório