Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Caravana com cinco mil pessoas parte de Chiapas com destino aos EUA

Uma caravana com 15 mil migrantes, provenientes na sua maioria da América Central, Venezuela e África, partiu hoje de Chiapas, na fronteira sul do México, dirigida aos EUA, a maior iniciativa deste género alguma vez organizada.

Caravana com cinco mil pessoas parte de Chiapas com destino aos EUA
Notícias ao Minuto

00:01 - 07/06/22 por Lusa

Mundo Migrantes

A marcha coincide com a realização da Cimeira das Américas, que começou hoje, com a migração como uma das suas prioridades.

O primeiro objetivo da marcha é um escritório do Instituto Nacional de Migração (INM), uma vez que não conseguem a regularização da sua situação no México, porque em Tapachula não conseguem obter vistos por razões humanitárias.

Sob forte chuva, cobertos de guarda-chuvas, cartões, impermeáveis e toalhas, começaram a viagem às 06.30 horas (12.30 de Lisboa), ignorando as condições meteorológicas adversas, reportou o jornalista Juan Manuel Blanco, da agência Efe.

Ao fim de oito quilómetros, chegaram ao primeiro controlo, em que alguns agentes da Guarda Nacional (GN) e do INM se limitaram a observar o avanço do grupo.

O diretor do Centro de Dignificação Humana, Luis Rey García Villagrán, especificou que no total há mais de cinco mil famílias, incluindo 93 grávidas e três mil crianças.

Leia Também: 281 migrantes chegaram a Lampedusa, outros 336 aguardam no Mediterrâneo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório