Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

ONG pede recursos para encontrar jornalista britânico e guia na Amazónia

A organização não-governamental (ONG) Human Rights Watch apelou hoje às autoridades brasileiras o envio de "todos os recursos disponíveis" para encontrarem um jornalista britânico e um funcionário de uma fundação local desaparecidos desde domingo numa área remota da Amazónia.

ONG pede recursos para encontrar jornalista britânico e guia na Amazónia
Notícias ao Minuto

19:24 - 06/06/22 por Lusa

Mundo Human Rights Watch

extremamente importante que as autoridades brasileiras dediquem todos os recursos disponíveis e necessários para a realização imediata das buscas, a fim de garantir, o quanto antes, a segurança dos dois", lê-se numa declaração da diretora da Human Rights Watch (HRW) no Brasil, Maria Laura Canineu.

A HRW mostrou-se ainda "muito preocupada com o desaparecimento" do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian e do brasileiro Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), "no Vale do Javari, estado do Amazonas, no dia 05 de junho".

Entre as razões da preocupação está o facto de a principal associação indígena da região, a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), ter denunciado que a equipa dos dois desaparecidos "havia recebido ameaças na mesma semana do desaparecimento".

Segundo a organização, os dois desaparecerem no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, localizadas no Vale do Javari, no estado brasileiro do Amazonas.

Os indígenas relataram que os dois se deslocaram para fazer uma visita a uma equipa de vigilância indígena, para que o jornalista conhecesse o local e fizesse algumas entrevistas com indígenas que vivem na área, que nos últimos anos está a ser atacada constantemente por mineradores ilegais, madeireiros e invasores.

Numa nota divulgada hoje à tarde, a Polícia Federal do Brasil informou que já está a acompanhar e a trabalhar no caso e as diligências a ser "empreendidas e serão divulgadas oportunamente".

A ONG confirmou que o funcionário da Funai e colaboradores da Univaja que atuam na região estão a ser alvo constante de ameaças pelo seu trabalho contra invasores, pescadores, mineradores e madeireiros.

"Enfatizamos que na semana do desaparecimento, conforme relato dos colaboradores da Unijava, a equipa recebeu ameaças em campo. A ameaça não foi a primeira, outras já vinham sendo feitas e demais membros da equipa técnica da Unijava, além de outros relatos já oficializados para a Polícia Federal, ao Ministério Público Federal em Tabatinga", conclui o comunicado.

Numa notícia sobre o desaparecimento do seu colaborador, publicada no 'site', o jornal britânico cita um porta-voz da empresa: "O Guardian está muito preocupado e procura urgentemente informações sobre o paradeiro e o estado do senhor Phillips. Estamos em contacto com a embaixada britânica no Brasil e com as autoridades locais e nacionais para tentar estabelecer os factos o mais rapidamente possível".

O Vale do Javari é a região com a maior concentração de povos isolados do mundo.

Leia Também: Após ameaças, jornalista britânico e ativista desaparecem na Amazónia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório