Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Moscovo espera que Ancara se abstenha de uma ofensiva na Síria

A Rússia espera que a Turquia se abstenha de lançar uma ofensiva no norte da Síria, declarou hoje a porta-voz da diplomacia russa, numa alusão às ameaças do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, aos combatentes curdos.

Moscovo espera que Ancara se abstenha de uma ofensiva na Síria
Notícias ao Minuto

22:48 - 02/06/22 por Lusa

Mundo Maria Zakharova

"Esperamos que Ancara se abstenha de ações que possam levar a uma perigosa deterioração da situação já difícil na Síria", afirmou Maria Zakharova em comunicado.

"Essa medida, sem acordo do governo legítimo da Síria, constituiria uma violação direta da soberania e da integridade territorial" do país, disse a porta-voz, acrescentando que "provocaria uma nova escalada da tensão no país".

No entanto, "compreendemos as preocupações da Turquia sobre as ameaças à segurança nacional nas regiões fronteiriças" com a Síria, disse Zakharova, considerando que o problema só pode ser resolvido se Damasco destacar soldados para a região.

O chefe de Estado turco anunciou na semana passada que está a preparar uma nova ofensiva no norte da Síria contra as Unidades de Proteção Popular (YPG),

A Turquia acusa as YGP de serem uma ramificação do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que considera uma organização terrorista.

Leia Também: Moscovo ameaça sancionar media ocidentais se YouTube censurar diplomacia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório