Auditora da Trump Media suspensa por "fraude" pela SEC dos EUA

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) desqualificou permanentemente, com efeito imediato, uma importante empresa de auditorias, que tinha clientes como a Trump Media, por "fraude massiva" em mais de 1.500 relatórios apresentados ao regulador federal.

The Securities and Exchange Commission (SEC) became the first US federal agency to direct employees to work from home to mitigate the spread of the COVID-19 coronavirus

© Lusa

Lusa
03/05/2024 23:07 ‧ 03/05/2024 por Lusa

Mundo

Trump Media

A empresa de auditoria afetada, a BF Borgers CPA, e o seu proprietário, Benjamin Borgers, foram suspensos de exercer a profissão de contabilistas junto da SEC, afirmou hoje o regulador, num comunicado.

A empresa e Borgers concordaram em pagar coletivamente um total de 14 milhões de dólares em penalizações, embora sem admitir ou negar as alegações.

De acordo com o comunicado, a SEC acusou a BF Borgers de "falhas deliberadas e sistemáticas", incluindo a "fabricação" de documentação de auditoria e de falsa declaração aos clientes - incluindo a Trump Media - de que o seu trabalho estava em conformidade com os regulamentos.

A agência governamental norte-americana estima que a fraude tenha ocorrido entre janeiro de 2021 e junho de 2023, afetando mais de 500 empresas que tinham contratado a BF Borgers e que terão agora de encontrar novas empresas de contabilidade.

Os relatórios em causa são apresentados periodicamente à SEC com o objetivo de possibilitar informações aos investidores e analistas, para que estes possam avaliar as empresas com ações cotadas em bolsa.

O diretor da divisão de execuções da SEC, Gurbir Grewal, disse que "Borgers e a sua simulação de auditora foram permanentemente encerradas", é referido no comunicado.

A empresa de media e tecnologia Trump Media, fundada em janeiro de 2021, e cujo acionista maioritário é o ex-presidente dos EUA e pré-candidato republicano Donald Trump, já anunciou planos para contratar uma nova empresa de auditoria.

A Trump Media engloba a rede social Truth Social, fundada pelo ex-presidente.

Leia Também: "Lunáticos da esquerda radical" têm de ser travados em campus dos EUA

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas