Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Destruição e abandono. Uma viagem pela "cidade fantasma" de Mariupol

A destruição é visível no vídeo mas o maior destaque é dado ao facto da cidade parecer hoje em dia uma "cidade fantasma" sem ninguém à vista.

Num vídeo partilhado, esta quinta-feira, pelo meio de comunicação bielorrusso NEXTA, é possível observar uma viagem de carro pela cidade abandonada de Mariupol.

Ao passar pelas ruas da cidade invadida, é possível ver vários prédios destruídos e queimados. Pode ver-se também automóveis abandonados, e a estrada muito danificada.

Apesar de toda a destruição visível no vídeo o maior destaque dado pelo meio de comunicação é dado ao facto da cidade parecer hoje em dia uma "cidade fantasma", tendo em conta que a maioria dos habitantes foram forçados sair ou acabaram por morrer vítimas dos bombardeamentos.

Mariupol esteve sitiada durante quase três meses, situação que terminou na semana passada após cerca de 2.500 combatentes ucranianos terem abandonado a siderúrgica Azovstal, o último reduto da resistência local.

O resto da cidade já se encontrava debaixo do controlo de Moscovo, onde cerca de 100 mil pessoas se mantiveram, de uma população de 450 mil antes do conflito, muitas sem acesso a alimentos, água ou eletricidade.

Pelo menos 21 mil pessoas morreram durante o cerco, segundo as autoridades ucranianas, que acusaram a Rússia de tentar encobrir os horrores da guerra transportando equipamentos móveis de cremação e enterrando os mortos em valas comuns.

Leia Também: Rússia estende ano letivo a Mariupol para introduzir "currículo russo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório