Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Quem era Salvador Ramos, o jovem que cometeu um massacre no Texas?

Salvador Rolando Ramos acabara de completar 18 anos, no passado dia 16 de maio, e estudava na Escola Secundária de Uvalde.

Quem era Salvador Ramos, o jovem que cometeu um massacre no Texas?
Notícias ao Minuto

23:59 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Salvador Ramos foi identificado como o único responsável pelo tiroteio que matou 14 crianças e um professor numa escola primária em Uvalde, no estado norte-americano do Texas. O que se sabe até ao momento sobre o suspeito?

Sublinhe-se que o incidente ocorreu pelas 12h locais [18h em Lisboa] desta terça-feira, na Robb Elementary School, onde cerca de 600 pessoas, entre os 5 e os 11 anos, estudam. 

Segundo a polícia local, Salvador Rolando Ramos acabara de completar 18 anos, no passado dia 16 de maio, e estudava na Escola Secundária de Uvalde, na cidade onde também residia. 

Nas redes sociais, revela o jornal britânico Daily Mail, Salvador partilhava imagens de armas e munições. Numa fotografia, publicada no Instagram, o jovem terá identificado uma rapariga, a quem mandou uma mensagem onde se lia: “Tenho um pequeno segredo que te quero contar. Fica feliz por te ter identificado”. 

Em conferência de imprensa, Pete Arredondo, chefe da polícia do Distrito Escolar Independente Consolidado de Uvalde, revelou que Salvador “agiu sozinho durante este crime hediondo” e morreu durante o tiroteio, no entanto, não adiantou pormenores acerca das circunstâncias da morte. 

Já segundo o governador do estado do Texas, Greg Abbott, que inicialmente identificou o suspeito como Salvador Roma, o jovem foi abatido pela polícia. Uma investigação preliminar aponta que Salvador “abandonou o seu carro e entrou na Robb Elementary, em Uvalde, com uma pistola e pode também ter tido uma espingarda”.

O suspeito terá também atirado sobre a sua avó antes de entrar na escola, revelou Abbott, que não acrescentou mais dados sobre o estado de saúde da mulher. 

Até ao momento, não são conhecidos os motivos do tiroteio, nem se Salvador Ramos estudou anteriormente na Robb Elementary School.

Este é o segundo tiroteio mais mortífero numa escola da história dos Estados Unidos da América. Em dezembro de 2012, em Newtown, Connecticut, depois de disparar contra a sua mãe, um jovem de 20 anos, Adam Lanza, matou 26 pessoas, incluindo 20 crianças de 6 e 7 anos, na Sandy Hook Elementary School, cometendo suicídio em seguida.

Leia Também: Texas. Catorze crianças e professor mortos em tiroteio em escola primária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório