Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Texas. Catorze crianças e professor mortos em tiroteio em escola primária

O agressor, um jovem de 18 anos, foi abatido pela polícia.

Texas. Catorze crianças e professor mortos em tiroteio em escola primária

Catorze crianças e um professor morreram na sequência de um tiroteio numa escola primária no estado norte-americano do Texas, confirmou o governador Greg Abbott. O incidente ocorreu pelas 13h locais [19h em Lisboa] na Robb Elementary School, em Uvalde, a 130 quilómetros de San Antonio. 

Segundo o governador do estado do Texas, o atirador, um jovem de 18 anos identificado como Salvador Ramos, foi morto pela polícia após ter entrado na escola primária com uma arma. 

"Acredita-se que ele abandonou o seu carro e entrou na Robb Elementary School, em Uvalde, com uma pistola e pode também ter tido uma espingarda, mas isso ainda não está confirmado, de acordo com o meu relatório mais recente", afirmou Greg Abbott, em conferência de imprensa.

"O que aconteceu em Uvalde é uma tragédia horrível que não pode ser tolerada no estado do Texas. Há uma ação rápida que deve tomada pelas autoridades policiais locais", acrescentou.

O suspeito terá também atirado sobre a sua avó antes de entrar na escola, revelou Abbott, que não acrescentou mais dados sobre o estado de saúde da mulher. 

Já a polícia do Distrito Escolar Independente Consolidado de Uvalde confirmou que o suspeito morreu, mas não adiantou mais pormenores. Segundo o chefe da polícia, Pete Arredondo, a investigação indica que "o suspeito agiu sozinho durante este crime hediondo".

Ted Cruz, senador republicano do Texas, agradeceu no Twitter às "heroicas forças policiais" e os serviços de emergência pela sua intervenção durante o "horrível tiroteio".

Por seu lado, a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o Presidente norte-americano, Joe Biden, foi informado sobre o tiroteio no avião Air Force One, enquanto regressa de uma viagem de cinco dias à Ásia, e vai continuar a receber atualizações.

Jean-Pierre anunciou que Biden vai fazer ainda comentários na noite de hoje na Casa Branca, em Washington.

Em comunicado o Uvalde Memorial Hospital (UMH) revelou que "recebeu 13 crianças através de ambulância ou autocarros para tratamento", destas duas foram transferidas para o hospital da cidade de San Antonio e uma outra aguarda transferência.

"Dois indivíduos que chegaram à UMH faleceram. Não há detalhes disponíveis", acrescenta.

Já o University Health, em San Antonio, confirmou que recebeu "dois pacientes do tiroteio na Robb Elementary em Uvalde". Tratam-se de uma criança e um adulto.

Na mais recente atualização, publicada nas redes sociais, é referido que uma mulher, de 66 anos, e uma menina, de 10 anos, estão "em estado crítico".

A cidade de Uvalde fica a cerca de 120 quilómetros da fronteira com o México e tem cerca de 16 mil habitantes. A Escola Primária Robb localiza-se num bairro residencial modesto.

O tiroteio de hoje ocorre menos de duas semanas depois de um atirador ter matado 10 afro-americanos num supermercado em Buffalo, Nova Iorque, no que as autoridades descreveram como crime de ódio.

[Notícia atualizada às 22h59]

Leia Também: Tiroteio em festa na Califórnia faz pelo menos um morto e nove feridos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório