Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Furacões no Atlântico? Previsões apontam para uma temporada muito ativa

As previsões referentes à temporada que se inicia em junho ficam acima da média dos últimos 30 anos.

Furacões no Atlântico? Previsões apontam para uma temporada muito ativa
Notícias ao Minuto

20:42 - 24/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Os meteorologistas federais norte-americanos estão a prever que a próxima temporada de furacões no Atlântico, que tem início a 1 de junho, será particularmente atribulada, noticia a Associated Press

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) previu, esta terça-feira, que o verão no Atlântico irá produzir entre 14 a 21 tempestades 'nomeadas'. Das mesmas, entre seis a 10 transformar-se-ão em furacões, sendo que entre três e seis serão mesmos grandes furacões com ventos superiores a 177 quilómetros por hora (110 milhas por hora).

Estas previsões estão acima da média dos últimos 30 anos, que engloba 14 tempestades 'nomeadas', sete furacões e três grandes furacões. Nos últimos dois anos, os números foram bem mais elevados: 30 tempestades 'nomeadas' em 2020 e outras 21 no ano passado. E só nos últimos cinco anos registaram-se mais furacões de categoria 4 e 5 nos Estados Unidos da América do que na globalidade dos 50 anos anteriores.

Segundo o administrador da NOAA, Rick Spinrad, esta temporada de furacões "vai ser semelhante à do ano passado e dado que só precisa de uma tempestade má para afetar dramaticamente a sua vida, se não conseguir planear em torno desta perspetiva, está a planear falhar". A mesma fonte apela, assim, todos os norte-americanos a protegerem "a sua propriedade".

A NOAA revelou ainda que existem 65% de hipóteses para uma época de furacões com números "acima do normal", 25% de hipóteses para a ocorrência de uma temporada normal e apenas 10% de possibilidade no que toca a uma invulgarmente calma.

Vários peritos no tema, externos à referida entidade, concordam que as condições atlânticas existentes dão indicações de que esta temporada de furacões será, uma vez mais, ativa. 

Já na semana passada, o presidente do país, Joe Biden, tinha avisado que mais uma "dura temporada de furacões" se aproxima a passos largos.

Leia Também: Nova tempestade de areia atinge o Iraque, Kuwait e Arábia Saudita

Recomendados para si

;
Campo obrigatório