Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Agência da UE para o Asilo destaca pessoal para a Moldova

A Agência da União Europeia para o Asilo (AUEA) vai destacar pessoal para a Moldova, pela primeira vez para um país terceiro, para ajudar a gerir o fluxo de refugiados que fogem da guerra na Ucrânia, foi hoje divulgado.

Agência da UE para o Asilo destaca pessoal para a Moldova
Notícias ao Minuto

10:32 - 24/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Num comunicado, a AUEA salientou ter começado a destacar um grupo de seis pessoas para a capital da Moldova, Chisinau, um contingente que poderá aumentar consoante as necessidades.

A AUEA referiu ainda estar a trabalhar em contacto estreito com os Estados-membros, a Comissão Europeia, o Serviço de Ação Externa da União Europeia (UE) e outras organizações para "assegurar uma completa coordenação entre todos os atores no país".

A guerra na Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas -- cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,3 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Ucrânia. Governo disponível para doar medicamentos e produtos médicos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório