Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

'Partygate'. Divulgadas imagens de Boris Johnson a beber durante festa

As fotografias foram tiradas durante um evento de despedida, realizado em novembro de 2020, em que o primeiro-ministro defendeu que todas as regras foram "cumpridas". Oposição diz que Boris Johnson "mentiu" e que "o povo britânico merece melhor".

'Partygate'. Divulgadas imagens de Boris Johnson a beber durante festa

A estação de televisão britânica ITV News divulgou, esta segunda-feira, fotografias do primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, a beber durante uma festa de despedida realizada em Downing Street, em novembro de 2020, violando as medidas implementadas no país para combater a pandemia de Covid-19.

Segundo o canal britânico, as fotografias foram tiradas durante um evento de despedida em honra de Lee Cain, ex-diretor de comunicações de Downing Street, realizado em novembro de 2020. O evento em causa foi investigado pelas autoridades britânicas no âmbito do escândalo ‘Partygate’. 

Sublinhe-se que o governante britânico revelou, durante uma intervenção na Câmara dos Comuns, que foi notificado pela Polícia Metropolitana de Londres, no passado dia 12 de abril, por causa de um “evento em Downing Street a 19 de junho de 2020”. “Paguei a multa imediatamente”, frisou.

Em dezembro de 2021, o primeiro-ministro britânico foi questionado na Câmara dos Comuns sobre se existiu, ou não, uma festa em Downing Street a 13 de novembro de 2020, ao que respondeu: “Tenho a certeza de que o que quer que tenha acontecido, a orientação foi seguida e as regras foram sempre cumpridas”.

Em reação à divulgação das imagens, a deputada e vice-líder do Partido Trabalhista, Angela Rayner, afirmou que “Boris Johnson disse repetidamente que não sabia nada sobre a violação da lei” e que “não há dúvidas agora de que mentiu”. “O primeiro-ministro rebaixou o seu gabinete. Ele fez as regras e depois quebrou-as. O povo britânico merece melhor”, acrescentou.

Na semana passada, a Polícia Metropolitana de Londres encerrou a investigação ao caso que ficou conhecido como 'Partygate'. As autoridades apontaram que o inquérito iniciado em janeiro resultou num total de 126 pessoas multadas na sequência de oito eventos diferentes que violavam as regras da pandemia.  Destas, 28 receberam entre duas a cinco notificações.

Leia Também: 'Partygate'. Boris Johnson não receberá novas multas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório