Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Joe Biden preparado para ensaio nuclear da Coreia do Norte

O Presidente norte-americano, Joe Biden, declarou-se hoje, em Seul, preparado para um eventual ensaio nuclear da Coreia do Norte, mas reafirmou a abertura ao diálogo com uma mensagem a Kim Jong Un, antes de partir para o Japão.

Joe Biden preparado para ensaio nuclear da Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

08:54 - 22/05/22 por Lusa

Mundo EUA

"Estamos preparados para tudo o que a Coreia do Norte pode fazer", assegurou, afirmando não estar inquieto, face a um eventual ensaio nuclear.

Questionado por um jornalista que lhe perguntou se tinha uma mensagem para o homólogo norte-coreano, Kim Jong Un, o Presidente dos EUA respondeu com um lacónico: "Bom dia. Ponto final", uma forma de fazer saber que Washington mantém abertura ao diálogo com a Coreia do Norte, mesmo na falta de reciprocidade.

As conversações com Pyongyang estão em ponto morto desde uma cimeira, em 2019, entre Kim e o então Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Biden deixou hoje a Coreia do Sul, ao início da tarde, em direção ao Japão, outro grande aliado dos Estados Unidos na região e segunda etapa do primeiro périplo pela Ásia como Presidente.

Em Seul, encontrou-se com o homólogo sul-coreano, Yoon Suk-yeol, um conservador pró-americano chegado ao poder no início de maio.

Os dois chefes de Estado concordaram com uma intensificação dos exercícios militares conjuntos, para conter as ações de Kim Jong Un.

Leia Também: EUA e Coreia do Sul vão intensificar exercicios militares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório