Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Kremlin diz ter destruído "grande carregamento" de armas ocidentais

As forças militares russas anunciaram hoje ter destruído hoje um "grande carregamento" de armas e equipamento militar fornecido pelos Estado Unidos e países europeus à Ucrânia, adianta a AFP.

Kremlin diz ter destruído "grande carregamento" de armas ocidentais
Notícias ao Minuto

11:19 - 21/05/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Os mísseis Kalibr de alta precisão de longo alcance lançados do mar destruíram um grande carregamento de armas e equipamento militar fornecido pelos Estados Unidos e países europeus perto da estação ferroviária de Malin, na região de Zhytomyr", anunciou o ministro da Defesa russo, em conferência de imprensa, citado pela agência de notícias francesa.

A guerra na Ucrânia, que hoje entrou no 86.º dia, causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas de suas casas -- cerca de oito milhões de deslocados internos e mais de 6,3 milhões para os países vizinhos -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Também segundo as Nações Unidas, cerca de 15 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e a imposição à Rússia de sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A ONU confirmou hoje que 3.811 civis morreram e 4.278 ficaram feridos, sublinhando que os números reais poderão ser muito superiores e só serão conhecidos quando houver acesso a cidades cercadas ou a zonas até agora sob intensos combates.

Leia Também: Médicos do Mundo lançam projeto piloto no metro de Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório