Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Alterações climáticas batem recordes de 2021, alerta ONU

O aumento do nível do mar, as temperaturas dos oceanos, as emissões de gases de efeito estufa e a acidificação dos oceanos registam valores mais altos do que nunca.

Alterações climáticas batem recordes de 2021, alerta ONU
Notícias ao Minuto

16:51 - 18/05/22 por Beatriz Maio

Mundo Ambiente

Quatro dos principais indicadores de mudanças climáticas voltaram a bater recordes, o que as Nações Unidas argumentam dever-se à falta de esforços para controlar o aquecimento global.

Um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), dá conta de que, em 2021, o aumento do nível do mar, as temperaturas dos oceanos, as emissões de gases de efeito estufa e a acidificação dos oceanos registaram valores mais altos do que nunca.

"O nosso clima está a mudar em frente aos nossos olhos. O calor retido pelos gases de efeito estufa induzidos pelo homem aquecerá o planeta durante muitas gerações", explicou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Segundo a Euronews, os últimos sete anos foram os mais quentes, sendo que 2021 foi apenas um dos mais quentes e não o mais quente, devido a um fenómeno natural que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, chamado La Nina.

A OMM, cujo relatório complementa o sexto divulgado este ano, espera utilizar os resultados para influenciar a COP27 no Egito ainda este ano.

Leia Também: Poluição continua a ser responsável por 9 milhões de mortes por ano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório