Meteorologia

  • 07 JULHO 2022
Tempo
38º
MIN 21º MÁX 38º

Alterações climáticas batem recordes de 2021, alerta ONU

O aumento do nível do mar, as temperaturas dos oceanos, as emissões de gases de efeito estufa e a acidificação dos oceanos registam valores mais altos do que nunca.

Alterações climáticas batem recordes de 2021, alerta ONU

Quatro dos principais indicadores de mudanças climáticas voltaram a bater recordes, o que as Nações Unidas argumentam dever-se à falta de esforços para controlar o aquecimento global.

Um relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), em conjunto com a Organização das Nações Unidas (ONU), dá conta de que, em 2021, o aumento do nível do mar, as temperaturas dos oceanos, as emissões de gases de efeito estufa e a acidificação dos oceanos registaram valores mais altos do que nunca.

"O nosso clima está a mudar em frente aos nossos olhos. O calor retido pelos gases de efeito estufa induzidos pelo homem aquecerá o planeta durante muitas gerações", explicou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Segundo a Euronews, os últimos sete anos foram os mais quentes, sendo que 2021 foi apenas um dos mais quentes e não o mais quente, devido a um fenómeno natural que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental, chamado La Nina.

A OMM, cujo relatório complementa o sexto divulgado este ano, espera utilizar os resultados para influenciar a COP27 no Egito ainda este ano.

Leia Também: Poluição continua a ser responsável por 9 milhões de mortes por ano

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório