Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

McDonald's planeia vender negócio e sair da Rússia definitivamente

Presidente-executivo frisou ser "impossível ignorar" a crise humanitária desencadeada pela guerra na Ucrânia.

McDonald's planeia vender negócio e sair da Rússia definitivamente
Notícias ao Minuto

11:57 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Rússia

A multinacional norte-americana McDonald's planeia vender o negócio na Rússia e abandonar em definitivo o país depois de anunciar, em março, uma paragem temporária. 

“Esta é uma questão complicada, sem precedentes e com consequências profundas”, escreveu Chris Kempczinski, presidente-executivo do cadeia de 'fast-food', numa mensagem enviada aos franchisados, trabalhadores e fornecedores na Rússia. 

Depois de 32 anos no país, como detalha o jornal The New York Times, a multinacional planeia a retirada definitiva do país invasor da Ucrânia por ser "impossível ignorar" a crise humanitária desencadeada pela guerra.  

“Alguns podem argumentar que fornecer acesso a alimentos e continuar a dar trabalho a dezenas de milhares de cidadãos comuns é a coisa certa a fazer. Mas é impossível ignorar a crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia. E é impossível imaginar os Arcos Dourados [McDonald's] a representar a mesma esperança e promessa que nos levou a entrar no mercado russo há 32 anos”, detalhou o presidente-executivo. 

Será um empresário local a comprar o negócio, não podendo fazer uso do nome McDonald's, logótipo ou marca da cadeia de restaurantes.

Apesar de planear abandonar a Rússia, Kempczinski afirma que mantém como prioridade garantir que os trabalhadores russos continuem a ser pagos até ao fecho de qualquer transação e que "tenham um emprego futuro com qualquer potencial empresário”.

Com o abandono da cadeia de restauração, a Rússia deverá perder cerca de 1,2 a 1,4 mil milhões de dólares e reconhecerá "perdas de conversão de moeda estrangeira", frisou a McDonald's em  comunicado. 
 
Recorde-se que, em março, Luka Safronov, filho do artista russo Nikas Safronov, de 25 anos, algemou-se à porta de McDonald's, em Moscovo, para protestar contra o encerramento destes restaurantes.

Leia Também: McDonald's: Fechos temporários na Rússia e Ucrânia custam 120 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório