Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Inundação salva aldeia ucraniana da ocupação russa

Cerca de dois meses depois dos militares ucranianos terem provocado estas inundações intencionais, os residentes da aldeia de Demydiv ainda lidam com as consequências da medida.

Inundação salva aldeia ucraniana da ocupação russa
Notícias ao Minuto

11:02 - 16/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

A inundação intencional de uma pequena aldeia localizada a norte de Kyiv terá impedido um ataque russo sobre a capital ucraniana. Os residentes, citados pela Reuters, dizem que a medida valeu a pena todo o sacrifício.

As forças ucranianas abriram, no início da guerra, uma barragem na aldeia de Demydiv, fazendo com que o rio Irpin inundasse a mesma. Desde então, tem-se vindo a dizer que a medida impediu as tropas russas de conquistarem mais território ucraniano.

"Claro que foi bom", disse Volodymyr Artemchuk, um residente de 60 anos de Demydiv. "O que teria acontecido se eles [forças russas] fossem capazes de atravessar o pequeno rio e depois fossem para Kyiv?", acrescentou, citado pela Reuters.

De acordo com Oleksandr Rybalko, um cidadão de 39 anos, mais de um terço dos campos da região terão sido inundados. 

Cerca de dois meses depois de os militares ucranianos terem provocado estas inundações intencionais, os residentes da aldeia ainda lidam com as consequências da medida, tendo de usar barcos insufláveis para se deslocarem e de usar todas as réstias do solo que ainda permaneça seco para cultivar alimentos.

A invasão russa, que dura já há quase três meses, resultou na fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas (ONU). A ofensiva militar resultou ainda na morte de mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Leia Também: Rússia reitera que "não tolerará" Finlândia e Suécia na NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório