Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Honduras prendem Bobadilla. EUA querem extradição por narcotráfico

A hondurenha Herlinda Bobadilla, que os Estados Unidos da América (EUA) querem ver extraditada por narcotráfico, foi capturada no domingo nas Caraíbas hondurenhas e um dos seus filhos foi morto num confronto com a polícia, informaram as autoridades.

Honduras prendem Bobadilla. EUA querem extradição por narcotráfico
Notícias ao Minuto

06:44 - 16/05/22 por Lusa

Mundo Tráfico

"Num intenso confronto" entre a polícia das Honduras e traficantes de droga nas montanhas de Colón, "foi detida Herlinda Bobadilla e três outras pessoas" e "Tito Montes morreu", disse o diretor da Polícia Nacional, Gustavo Sánchez, numa mensagem na rede social Twitter.

"Esta administração está totalmente empenhada na luta frontal contra o tráfico de droga", acrescentou.

Gustavo Sánchez não especificou as identidades das outras três pessoas capturadas, que juntamente com Herlinda Bobadilla serão transportadas de helicóptero para Tegucigalpa.

A operação, lançada há vários dias pela Polícia Nacional com outras forças antidroga, utilizando helicópteros e 'drones', teve lugar nas montanhas do departamento de Colón, na região das Caraíbas do país da América Central.

Em 02 de maio os Estados Unidos anunciaram recompensas de até cinco milhões de dólares por informações que levassem à captura de Herlinda Bobadilla e dos seus filhos Tito Montes Bobadilla e Juan Carlos Montes Bobadilla, traficantes de droga hondurenhos de um cartel que tem o seu nome. Um terceiro filho de Herlinda Bobadilla já foi preso e cumpre pena nos EUA.

Segundo Washington, os Montes Bobadilla traficavam drogas através da América Central, México e Estados Unidos.

As recompensas, de até cinco milhões de dólares para cada um dos três fazem parte da "estratégia de combate ao tráfico de droga e ao crime organizado nas Honduras", diz a declaração norte-americana.

Desde 2014 as Honduras já permitiram a extradição para os EUA de pelo menos 31 cidadãos nacionais, acusados de tráfico de droga por Washington.

Leia Também: Idosos começam hoje a receber segundo reforço da vacina contra a Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório