Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Problemas de saúde "não vão parar" o Papa Francisco, diz cardeal

As declarações foram proferidas pelo cardeal Kevin Farrell, funcionário do Vaticano.

Problemas de saúde "não vão parar" o Papa Francisco, diz cardeal
Notícias ao Minuto

23:38 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Papa Francisco

O Papa Francisco "não vai parar", apesar dos recentes problemas de saúde que o obrigaram a recorrer recentemente a uma cadeira de rodas, disse um cardeal na terça-feira, citado pela Reuters.

O cardeal Kevin Farrell, funcionário do Vaticano, fez o comentário no momento em que apresentava a mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado este ano a 24 de junho.

Em causa está, precisamente, uma data criada pelo Papa Francisco em 2021, com o intuito de chamar a atenção para as necessidades dos idosos e de sublinhar o seu potencial enquanto membros ativos da sociedade.

"Ele aceita as suas limitações, neste momento, com um grande espírito e um grande coração. Penso que ele é um exemplo para todos nós", disse o cardeal. "Não devemos esconder o facto de que com a idade vem uma diminuição da nossa capacidade de desempenhar um papel ativo na vida do mundo de hoje", acrescentou ainda.

Kevin Farrell disse ainda que o Papa Francisco "mostra-nos também que mesmo com as limitações físicas e com a idade que tem, não vai parar".

Aos 85 anos de idade, o Papa Francisco sofreu recentemente um episódio grave de dor no joelho direito. Conta, também, com dor ciática há já vários anos, o que também lhe provoca desconforto nas pernas.

Na quinta-feira passada, o chefe máximo da Igreja Católica utilizou, pela primeira vez, uma cadeira de rodas em público - procedimento que tem mantido tanto em audiências privadas, como públicas.

O cardeal do Vaticano explicou ainda que o Papa foi um grande exemplo para os idosos porque decidiu continuar com as suas funções o melhor que conseguia - apesar da "limitação de estar, durante estes dias, numa cadeira de rodas por causa do seu joelho".

Na mesma mensagem, o Papa Francisco lembrou que os mais velhos são, muitas vezes, mal compreendidos por parte das novas gerações. "Muitas pessoas têm medo da velhice. Consideram-no uma espécie de doença com a qual é melhor evitar qualquer contacto", apontou o Papa, chamando à atitude o resultado de uma "cultura de descarte".

As condições de saúde do chefe máximo do Vaticano obrigaram-no a adiar uma viagem ao Líbano no próximo mês. No entanto, o Papa deverá manter as duas que tem agendadas para o mês de julho - uma ao Sudão do Sul e à República Democrática do Congo, e uma outra ao Canadá.

Leia Também: Papa lembra peregrinos de Fátima em pedido pela paz no mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório