Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mais um oligarca russo encontrado morto em "circunstâncias misteriosas"

Em causa está Alexander Subbotin, antigo gestor de topo da petrolífera russa Lukoil.

Mais um oligarca russo encontrado morto em "circunstâncias misteriosas"

O oligarca russo Alexander Subbotin terá morrido, durante o fim-de-semana, na casa de um xamã e em "circunstâncias misteriosas", de acordo com a informação avançada por meios de comunicação russos, aqui citados pela Newsweek.

Subbotin, o antigo gestor de topo da petrolífera russa Lukoil, é o mais recente caso desta natureza - depois de terem sido já reportados vários óbitos suspeitos de oligarcas russos e de membros das suas famílias no contexto da invasão russa sobre a Ucrânia.

O magnata terá sido encontrado morto na cave da casa de um xamã em Mytishchi, uma cidade a nordeste de Moscovo, depois de ter sofrido, aparentemente, um ataque cardíaco, noticiou a agência estatal russa TASS, que cita testemunhas oculares. Foi, entretanto, aberto um processo criminal ao óbito.

Segundo a Newsweek, que cita a agência TASS, Alexander Subbotin estaria "num estado de grave intoxicação alcoólica e de estupefacientes no dia anterior" à morte.

Já o The Independent, que cita o canal Mash, reporta que o oligarca se tinha deslocado até à casa do xamã para, precisamente, curar o estado de ressaca em que se encontrava - através, nomeadamente, do recurso a veneno de sapo. Porém, a hipótese não foi ainda confirmada pelas autoridades.

Pelo menos seis oligarcas russos tinham já morrido anteriormente, de forma suspeita, nos últimos meses - muitos dos quais estavam associados a grandes empresas energéticas russas. Este será assim, então, o sétimo caso desta natureza.

Leia Também: Fiji arrestaram super-iate de oligarca russo a pedido dos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório