Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 20º

EUA. Maior narcotraficante da Colômbia 'Otoniel' declarou-se inocente

O maior narcotraficante da Colômbia, "Otoniel", líder do Clã do Golfo que foi extraditado na quarta-feira para os Estados Unidos, declarou-se inocente esta quinta-feira, perante um tribunal federal em Brooklyn, das acusações de tráfico internacional de cocaína.

EUA. Maior narcotraficante da Colômbia 'Otoniel' declarou-se inocente
Notícias ao Minuto

06:40 - 06/05/22 por Lusa

Mundo EUA

Um dos mais procurados narcotraficantes no país, "Otoniel", de 50 anos, foi detido a 23 de outubro, no noroeste da Colômbia, numa vasta operação policial. O julgamento por tráfico de droga está a decorrer num tribunal de Nova Iorque desde 2009 e "Otoniel" tinha a cabeça a prémio nos Estados Unidos por cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros).

"Otoniel" está acusado de dirigir uma empresa criminosa entre junho de 2003 e outubro de 2021 e de associação internacional de criminosos com o objetivo de fabricar e distribuir cocaína com a intenção de a exportar ilegalmente para os Estados Unidos, referiu o procurador federal de Brooklyn, Breon Peace.

O colombiano foi presente esta quinta-feira perante a juíza federal, Vera M. Scalon, onde compareceu algemado e com um fato de treino cor de laranja, como os presidiários das prisões norte-americanas.

A juíza decidiu mantê-lo detido e a próxima audiência foi marcada para 02 de junho.

Em declarações aos jornalistas pouco antes da audiência, o procurador explicou que "Otoniel" é "um dos líderes do tráfico de droga mais perigosos e mais procurados do mundo".

"Supervisionou um exército que assassinou, sequestrou e torturou vítimas, incluindo membros da polícia e militares da Colômbia", acrescentou Breon Peace.

Oriundo de uma família camponesa do noroeste da Colômbia, Dairo Antonio Usuga foi guerrilheiro de grupos de extrema-esquerda, depois paramilitar de extrema-direita, antes de assumir a chefia de uma organização de tráfico de droga, composta por cerca de 1.600 homens, responsável por exportar, em média por ano, perto de 300 toneladas de cocaína para três dezenas de países, de acordo com as autoridades.

"Otoniel" substituiu o irmão Juan de Dios, conhecido como "Giovanni", abatido pela polícia em 2012, na chefia do Clã do Golfo.

Em cinco décadas de guerra contra a droga, apoiada pelos Estados Unidos, a Colômbia matou ou capturou vários narcotraficantes, sendo o mais famoso Pablo Escobar.

O país continua a ser o primeiro produtor mundial de cocaína e os Estados Unidos o principal mercado, enquanto a violência ligada ao narcotráfico perdura.

Leia Também: Narcotraficante colombiano 'Otoniel' extraditado para os Estados Unidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório