Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Líder nacionalista tentou contactar Trump durante invasão do Capitólio

A invasão do Capitólio norte-americano por apoiantes de Donald Trump continua a ser investigada pela justiça e já foram detidas quase 800 pessoas que estiveram presentes ou tiveram ligações ao ataque.

Líder nacionalista tentou contactar Trump durante invasão do Capitólio
Notícias ao Minuto

14:21 - 05/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ataque ao Capitólio

Um membro da milícia armada nacionalista Oath Keepers admitiu, na quarta-feira, que o líder do grupo tentou contactar o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite de 6 janeiro - dia em que milhares de apoiantes de Trump e grupos de extrema direita invadiram o Capitólio, vandalizaram escritórios e as duas câmaras do Congresso e provocaram a morte de sete pessoas.

Segundo a NBC, William Todd Wilson, o terceiro membro dos Oath Keepers a declarar-se culpado de conspirar contra o governo americano na insurreição, contou ao tribunal que estava num quarto de hotel em Washington D.C. com o líder do grupo, Elmer Stewart Rhodes, onde foram armazenadas várias armas de fogo, e ouviu Rhodes a tentar entrar em contacto com Trump.

O objetivo de Rhodes, que acabou por conseguir falar apenas com um intermediário do presidente, era que Trump "pedisse publicamente aos grupos como os Oath Keepers que se opusessem à transferência de poder" para Joe Biden.

Os Oath Keepers, a par dos Proud Boys, tornaram-se num dos maiores grupos extremistas e supremacistas brancos nos Estados Unidos, muitas vezes recrutando antigos militares e polícias para participar em ações de 'vigilância' a protestos do movimento Black Lives Matter com armas de calibre militar.

Wilson acrescentou que Rhodes "implorou" a Trump, que até então tinha publicado um tweet durante a insurreição, a dizer aos seus apoiantes que eram "muito especiais". A chamada com o intermediário terá sido feita por volta das 17h, quando a polícia ainda lutava contra manifestantes dentro das câmaras do Congresso.

O membro da milícia, que já viu nove membros serem acusados em vários processos relacionados com o ataque a 6 de janeiro de 2021, afirmou ainda que esteve presente numa videoconferência dos Oath Keepers em novembro de 2020, onde Rhodes alegadamente explicou os planos para bloquear a transferência de poderes da presidência de Trump para a presidência de Biden - uma presidência que os apoiantes do antigo líder continuam a considerar ilegítima, apesar dos factos sobre a eleição não sustentarem essa teoria.

À CNN, o advogado de Stewart Rhodes garantiu que "nenhum" dos factos apresentados em tribunal "mostram evidência de um plano concreto para fazer algo".

O ataque ao Capitólio em 2021 continua a ser investigado por uma comissão bipartidária, que entrevistou mais de mil pessoas e tem apoiado as autoridades judiciais e policiais e a encontrar e deter indivíduos com ligações à insurreição. Donald Trump continua a ser o foco das atenções do comité e, esta semana, foi a vez do seu filho mais velho, Donald Trump Jr., testemunhar perante o Congresso.

A polícia americana já teve quase 800 pessoas que estiveram presentes ou tiveram ligações ao ataque - muitas delas foram encontradas com recurso às redes sociais, já que foram publicando elas próprias a invasão ao edifício. Mais de 250 dessas pessoas assumiram a culpa nos processos de acusação.

O assalto ao Capitólio tinha o objetivo de travar a confirmação da vitória de Joe Biden nas eleições de novembro de 2020, depois de meses em que Trump fomentou a mentira de que os democratas tinham "roubado" votos em estados chave. Nenhuma acusação foi provada e nenhum processo apresentado pela equipa de Trump concluiu numa acusação favorável ao presidente.

Na sequência dos incidentes, morreram pelo menos sete pessoas: quatro manifestantes e três polícias (um deles suicidou-se após o ataque). Cerca de 150 agentes de autoridade foram feridos.

Leia Também: Filho de Trump inquirido por comissão que investiga ataque ao Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório