Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Após uma semana, Polónia terá voltado a receber gás da Rússia

Informação é avançada por diário espanhol.

Após uma semana, Polónia terá voltado a receber gás da Rússia
Notícias ao Minuto

17:20 - 04/05/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Gás

A Polónia voltou a receber, esta semana, gás proveniente da Rússia, mais precisamente do gasoduto Kondratki, uma extensão do Yamal, e que faz parte de um dos três gasodutos que conectam o país à Rússia.

Tanto a Polónia como a Bulgária, recorde-se, deixaram de receber gás russo desde o dia 27 de abril por se negarem a pagar o gás em rublos, uma exigência feita pela Rússia em resposta às sanções impostas pelo Ocidente.

Segundo dados conseguidos pelo ABC espanhol, dos três gasodutos russos com ligação à Polónia - Tieterowka, Wysokoje e Kondratki - o fornecimento de gás foi recuperado neste último, tendo o país no ultimo dia recebido um total de 187 milhões kWh, segundo dados disponíveis online.

O gás russo representa cerca de 45% das necessidades da Polónia e tem as suas reservas em cerca de 75%.

A Gazprom notificou a empresa búlgara Bulgargaz e a empresa polaca PGNiG da "suspensão das entregas de gás a partir de 27 de abril e até que o pagamento seja feito em rublos".

Entretanto, no início deste mês, a Lituânia inaugurou um gasoduto que permite à Polónia receber, através do terminal do porto lituano de Klaipeda, gás natural liquefeito (GNL) para suprir parte do gás que a Rússia deixou de lhe fornecer, noticiou hoje a imprensa local.

Leia Também: Polónia continua a comprar gás russo através da Alemanha, diz a Gazprom

Recomendados para si

;
Campo obrigatório