"Quero fazer história como o primeiro timorense a ser eleito. Seria um orgulho para mim, para a comunidade timorense e para a comunidade portuguesa em geral", afirmou Gusmão à Lusa.
Januário Gusmão, de 38 anos, é candidato pelo Partido Conservador à Câmara Municipal ['council'] de Bridgwater, em Somerset, no sudoeste de Inglaterra, pela circunscrição ['ward'] de Eastover.
Na localidade vivem cerca de 500 timorenses, mas a comunidade portuguesa chega às 5.000 pessoas na região.
Natural da aldeia de Kai Riri Fatumaca Baucau, em Timor-Leste, está há nove anos no Reino Unido, onde chegou para trabalhar numa fábrica depois de estudar Línguas e Relações Internacionais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Atualmente é intérprete de tetum, indonésio e espanhol, tendo sido, durante três anos, presidente da Comunidade de Timor-Leste em Bridgwater, a qual ajuda em processos de imigração e na renovação de documentos.
"Tenho esperança. Não é fácil um estrangeiro candidatar-se contra ingleses, mas eu sou uma pessoa que fez muito trabalho pela comunidade, e o que faço é por coração", garantiu.
A campanha tem sido sobretudo feita nas redes sociais e entrega de panfletos porta a porta, na qual tem defendido as políticas do Partido Conservador, atualmente no Governo, incluindo de restringir a imigração.
"Os imigrantes podem entrar, mas têm de cumprir os requisitos. O partido quer dar mais oportunidades à imigração que já está a viver e trabalhar no Reino Unido a encontrar emprego e a aprender inglês", vincou Gusmão, defendendo o controlo para "garantir a segurança e dar mais oportunidades".
O seu caso é um exemplo, acrescentou, referindo que ser candidato "é uma boa oportunidade" para si, "mas também para os timorenses, para que no futuro" possam "ter a mesma oportunidade".
"Às vezes as pessoas pensam vir para o Reino Unido apenas para trabalhar, mas não, o Reino Unido é um país que tem muitas oportunidades para quem sabe aproveitar", disse.
Além de Januário Gusmão, o português Diogo Rodrigues, de 32 anos, também é candidato pelo Partido Conservador em Bridgwater pela circunscrição de East & Bawdrip.
Eleito primeiro pelo Partido Trabalhista em 2015, Rodrigues foi o primeiro português 'Mayor' no Reino Unido, em 2018, e é também o mais experiente autarca de origem portuguesa, acumulando sete anos em funções.
Em Inglaterra, vão ser disputados 4.360 postos em 146 autarquias, na Escócia serão 1.227 assentos em 32 localidades e no País de Gales vão a votos 1.200 lugares em 22 municípios.
As eleições locais em Inglaterra realizam-se quase todos os anos, mas em diferentes autarquias ou circunscrições.
Estima-se que a comunidade portuguesa no Reino Unido ronde as 400 mil pessoas, sendo a quarta maior europeia, atrás da Polónia, Roménia e Itália.
O Ministério do Interior britânico revelou que 1.770 timorenses pediram residência no país, no âmbito do Sistema de Registo de cidadãos da União Europeia pós-'Brexit', mas o número poderá ser maior se for tido em conta os timorenses com nacionalidade portuguesa.
Leia Também: Parlamento aprova deslocações do PR a Timor-Leste, Londres e Andorra