Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Polícia termina com protesto em Paris contra resultado das eleições

A polícia francesa pôs hoje fim a um protesto no centro de Paris, que juntou mais de uma centena de pessoas contra a reeleição do Presidente Emmanuel Macron, avançou a Agência France Presse.

Notícias ao Minuto

22:12 - 24/04/22 por Lusa

Mundo presidenciais em França

Os manifestantes, na sua maioria estudantes, convocados através das redes sociais por grupos anticapitalistas e antifascistas, reuniram-se pouco depois das 20h00 na praça de Les Halles, logo após a divulgação das primeiras projeções dos resultados eleitorais.

O objetivo era manifestarem-se sob o lema "Celebremos o novo período de cinco anos de alegria" contra o novo mandato de Emmanuel Macron ou contra a eleição da líder de extrema-direita Marine le Pen, independentemente de quem fosse eleito hoje.

O centrista Emmanuel Macron foi hoje reeleito Presidente de França, obtendo entre 57,6% e 58,20% dos votos na segunda volta das eleições, contra 41,80% e 43% de Marine le Pen, a candidata de extrema-direita, segundo as primeiras projeções.

Em 2017, a primeira vez que os dois se enfrentaram nas eleições presidenciais, o centrista Emmanuel Macron venceu com 66,10% dos votos, contra 33,90% de Marine le Pen, ou seja com uma vantagem significativamente mais clara do que nas eleições de hoje.

Horas antes do início da manifestação, uma dezena de carrinhas da polícia de choque e agentes concentraram-se em ruas perto do local do protesto para evitar confrontos, mas acabaram por dispersar os manifestantes com recurso a gás lacrimogénio.

Além da manifestação em Paris, foram convocados outros protestos em mais de vinte cidades francesas, entre as quais Marselha, Lyon, Nantes, Toulouse, Rennes e Montpellier.

[Notícia atualizada às 23h45]

Leia Também: Apoiantes de Le Pen "desiludidos com o povo francês" e admitem emigrar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório