Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

"O sol chegará". Ucrânia celebra Páscoa ortodoxa na sombra da guerra

Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, pediu à população para que não se deixasse levar pela raiva da guerra.

Notícias ao Minuto

10:04 - 24/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Num domingo de Páscoa marcado por sol, os ucranianos em Kyiv rezam por quem está na linha da frente dos combates com as forças russas, assim como pelas comunidades presas em locais sitiados, como é o caso de Mariupol.

Milhares de pessoas rumaram à Catedral de São Volodymyr com cestos para serem abençoados, contendo ofertas pascais de ovos tingidos. Muitos esperam que do ‘dia santo’ surjam gestos de paz.

“A igreja pode ajudar”, disse Serhii, um dos presentes na celebração, em declarações à Associated Press.

Durante um outro serviço pascal, Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, pediu à população para que não se deixasse levar pela raiva da guerra, assegurando que “todos acreditam que o nosso sol chegará em breve”.

“Vamos celebrar a Páscoa de qualquer forma, apesar de todo o horror”, adiantou Kateryna Lazarenko, de 68 anos, em Chernihiv.

“Como é que me sinto? Muito nervosa, toda a gente está nervosa”, complementou outra residente, Olena Koptyl, assegurando que a celebração não lhe traz alegria.

“Choro muito. Não conseguimos esquecer como vivíamos”, confessou, depois de ter passado um mês com outras 12 pessoas na cave da sua casa, antes da retirada russa.

Este domingo de Páscoa ortodoxa marca dois meses do início da invasão russa na Ucrânia, que já provocou a morte de quase dois mil civis, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

Além disso, mais de 12 milhões de pessoas fugiram, cinco milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados do organismo. Contudo, mais um milhão já regressou à Ucrânia, segundo informou o ministro do Interior ucraniano, Denís Monastirski.

Leia Também: Assinalam-se dois meses de guerra e Putin participa em missa de Páscoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório