Meteorologia

  • 30 NOVEMBRO 2022
Tempo
MIN 7º MÁX 14º

Escolas russas vão ter aulas sobre operação militar na Ucrânia

O ministro da Educação russo anunciou esta quarta-feira que no próximo ano letivo, a começar em setembro, as escolas russas vão ter aulas para explicar os objetivos da operação militar da Rússia na Ucrânia.

Escolas russas vão ter aulas sobre operação militar na Ucrânia
Notícias ao Minuto

07:09 - 21/04/22 por Lusa

Mundo Guerra

"Realizámos este trabalho e intensificámo-lo desde o início da operação especial porque uma tempestade de desinformação, absolutamente inacreditável, caiu sobre as crianças, notícias falsas sobre nosso país", afirmou Serguei Kravtsov numa reunião por vídeoconferência com o Presidente russo, Vladimir Putin.

De acordo com o responsável da Educação russa, hoje "já foram realizadas aulas de Ciências Sociais e História, sobre o que realmente está a acontecer: qual é o objetivo da operação especial, ajudar o nosso povo, desnazificar e desmilitarizar Donbass".

"Já estamos a trabalhar na organização dessas aulas a partir de 01 de setembro", acrescentou.

Na reunião também foi discutida a possibilidade de se retomar nas escolas a prática de hastear a bandeira russa e cantar o hino nacional, iniciativa que Putin saudou.

"Acho que é algo correto e necessário. Mas precisa ser feito de forma digna, ou adiar onde não for possível. Para que a cerimónia corresponda em significado aos símbolos do Estado", concluiu o ministro.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A guerra causou a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Kyiv acusa Cruz Vermelha de cumplicidade em "deportações" de refugiados

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório