Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ministro da Comunicação do Níger detido por desvio de fundos públicos

O ministro da Comunicação do Níger, Zada Mahamadou, foi colocado em prisão preventiva por desvio de dinheiros públicos num valor de 4,5 milhões de euros, disseram hoje fontes judiciais.

Ministro da Comunicação do Níger detido por desvio de fundos públicos
Notícias ao Minuto

14:45 - 20/04/22 por Lusa

Mundo Níger

Detido na terça-feira, Zada terá cometido o crime entre 2013 e 2021, quando presidia à mineradora nacional Sopamin, uma entidade estatal encarregada de comercializar os produtos de mineração do país, noticiou a agência Efe.

A detenção ocorreu pouco após o ministro ser indiciado por um juiz especializado em crimes económicos no Tribunal Superior do Níger, sediado na capital, Niamey.

O caso teve um primeiro julgamento no mesmo tribunal em março e resultou na condenação a dois anos de prisão de um ex-gerente da agência de microfinanças Taanadi, onde se supunha que os 4,5 milhões de euros ficassem alojados.

Durante este primeiro julgamento não foi mencionado o nome de Zada, mas o caso foi reaberto na sequência de um relatório da investigação enviado pela Alta Autoridade de Luta contra a Corrupção nigerina à Polícia Judicial.

Com base neste documento, a polícia fez uma investigação preliminar durante a qual entrevistou o ministro, com a autorização do Presidente da República, Mohamed Bazoum.

Na terça-feira, Zada compareceu livremente perante um juiz de instrução especializado em delitos económicos e ficou em prisão preventiva "por desvio de dinheiros públicos", tendo dado entrada na prisão de Kollo, a 40 quilómetros a sul de Niamey.

Leia Também: Pelo menos três mortos e 19 feridos em atentado no nordeste da Nigéria

Recomendados para si

;
Campo obrigatório