A gorila mais velha do mundo fez 65 anos. E o bolo não faltou

Uma "festa aconchegante" e um bolo feito de arroz, queijo quark e frutas. O 65.º aniversário da "lenda viva" do Zoo Berlin não passou despercebido.

Fatou, Zoo Berlin, Alemanha,Vídeo

© Zoo Berlin/Twitter

Márcia Guímaro Rodrigues
14/04/2022 08:21 ‧ 14/04/2022 por Márcia Guímaro Rodrigues

Mundo

Alemanha

"Uma lenda viva nos círculos do zoológico. Não só em Berlim, mas também fora das fronteiras da Europa”. É assim que o Zoo Berlin, na Alemanha, descreve Fatou, a gorila “mais velha do mundo", que celebrou 65 anos na quarta-feira. 

A data não passou despercebida para os funcionários do jardim zoológico e foi realizada uma festa “aconchegante”, tal como “convém a uma senhora idosa”. E o bolo de aniversário também não faltou.

“A base do bolo é feita de arroz e usámos [queijo] quark, legumes e frutas para a decoração”, explicou o gerente Christian Aust, num comunicado publicado no site do zoo.  “Para a sua idade excepcionalmente avançada, Fatou é uma senhora muito vigorosa com um apetite saudável. Estamos felizes todos os dias que ela está connosco e esperamos poder comemorar mais alguns aniversários com ela.” 

O zoo explica ainda que a data de aniversário é o único dia em que a “pequena gorila”, que ali habita desde os dois anos de idade, pode comer uma refeição mais “gulosa” porque, “tal como os humanos”, os animais não “devem comer muitos doces”.

A história de Fatou

Fatou é a gorila mais velha do mundo, mas “a sua idade exata é desconhecida”. De acordo com os registos, o primata chegou a Berlim em 1959 em “circunstâncias estranhas”, após um marinheiro o utilizar como forma de pagamento numa pousada em Marselha, França.

“Ela acabou no zoológico de Berlim através de um desvio. Na época da sua chegada, Fatou tinha dois anos. A senhora gorila vive no zoológico há mais de 60 anos e é uma das residentes mais proeminentes”, explicou o zoo. 

É dos pouco animais daquele jardim zoológico que “ainda veio do seu habitat natural”, uma vez que “era normal nas décadas de 1950 e 1960 trazer animais do seu habitat natural para um zoológico”. 

Leia Também: Zoo ensina a fazer abrigos para preservar vida selvagem perto de casa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas