Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

"Assustámos" russos. Os sorrisos (e resiliência) só possíveis em crianças

Nas imagens, três crianças sorridentes são interpeladas por voluntários. Dizem que "assustaram" os russos.

Notícias ao Minuto

08:50 - 12/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

À medida que algumas cidades vão voltando ao controlo ucraniano, a ajuda vai chegando a locais que viveram verdadeiros horrores.

Um vídeo partilhado pela UATV, uma estação de televisão ucraniana que atua na zona de Kyiv, mostra voluntários a chegar a uma aldeia que esteve nas mãos dos russos. 

Nas imagens, três crianças sorridentes são interpeladas por voluntários. Dizem que "assustaram" os russos e que lhes disseram que se não se fossem embora, "disparavam". As crianças, que envergam roupas sujas e apresentam algumas feridas, revelam que os pais morreram e que vivem agora com os avós. 

Da parte dos voluntários recebem doces e deixam que estes lhes limpem as feridas. Sempre sorridentes, gritam "Glória à Ucrânia! Glória aos heróis". 

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que matou pelo menos 1.842 civis, incluindo 148 crianças, e feriu 2.493, entre os quais 233 menores, segundo os mais recentes dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real de vítimas civis ser muito maior.

A guerra já causou um número indeterminado de baixas militares e a fuga de mais de 11 milhões de pessoas, das quais 4,5 milhões para os países vizinhos.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Leia Também: Ucrânia. Japão congela bens de mais 398 russos, incluindo filhas de Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório