Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Ex-ministro do Interior do Níger preso por tentativa de golpe de estado

O antigo ministro do Interior (2010-11) do Níger, Ousmane Cissé, foi detido sexta-feira, após ser acusado de ligações a duas alegadas tentativas de golpe de estado, em 2021 e 2022, informaram fontes oficiais e penitenciárias.

Ex-ministro do Interior do Níger preso por tentativa de golpe de estado
Notícias ao Minuto

18:44 - 11/04/22 por Lusa

Mundo Níger

Citada pela agência France-Presse, uma fonte oficial avançou que o ex-ministro foi colocado sob mandato de captura na prisão de Birni N'Gaouré, onde também já tinha sido encarcerado em março de 2021, pelas suas ligações a duas tentativas de golpe de estado na altura.

A informação de que o ministro se encontrava nestas instalações no sul do país, a uma centena de quilómetros da capital, Niamey, foi confirmada por uma outra fonte, interna ao sistema prisional.

Ousmane Cissé foi convocado ao quartel da polícia na sexta-feira, sendo ouvido algumas horas depois por um juiz que lhe interpôs um mandato de captura, disse ainda fonte oficial.

A detenção de Ousmane Cissé também estará ligada a este "último golpe de estado tentado em março de 2022, quando o Presidente Bazoum se encontrava na Turquia", tentativa essa que as autoridades ainda não comentaram publicamente.

Cissé tem 60 anos e era oficial de polícia antes de ser ministro do Interior, entre 2010 e 2011, no Governo de transição liderado pelo general Salou Djibo, chefe da junta militar que derrubou o então Presidente Mamadou Tandja, em fevereiro de 2010.

A junta de Djibo organizou eleições que foram vencidas pelo opositor histórico Mahamadou Issoufou, o qual se retirou do poder após dois mandatos, em 2021, para passar o testemunho ao seu protegido, Mohamed Bazoum.

Cissé havia sido nomeado conselheiro do Presidente Issoufou e ocupou vários postos de relevo, como diretor-geral da polícia nacional e diretor-geral da segurança exterior.

Leia Também: Argélia expulsa cerca de mil imigrantes ilegais para o Níger em dois dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório