Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

AO MINUTO: "Último combate" em Mariupol; Rússia usou armas químicas?

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: "Último combate" em Mariupol; Rússia usou armas químicas?
Notícias ao Minuto

15:51 - 11/04/22 por Tomásia Sousa

Mundo Ucrânia

Ao fim de 47 dias de guerra, as forças ucranianas dizem que estão a preparar-se para uma "última batalha" pelo controlo da cidade portuária sitiada de Mariupol, relata a AFP.

Através de uma publicação no Facebook, a 36.ª Brigada Marítima das Forças Armadas afirmou que "hoje será provavelmente a última batalha, uma vez que as munições estão a acabar".

Esta segunda-feira, o presidente ucraniano dirigiu-se ao parlamento sul-coreano e afirmou que as forças russas tinham destruído 938 estabelecimentos de ensino e quase 300 hospitais desde o início da guerra.

Numa altura em que os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia discutem um sexto pacote de sanções a aplicar à Rússia, Volodymyr Zelensky falou ainda na probabilidade de haver "dezenas de milhares" de mortos em Mariupol.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Encerramos aqui este registo AO MINUTO sobre a guerra na Ucrânia. O acompanhamento será retomado esta terça-feira de manhã.

23h58 - Portugal vai enviar "em breve" mais de 99 toneladas de material
 
Portugal vai enviar "em breve" mais de 99 toneladas de material médico e militar para a Ucrânia, adiantou hoje a ministra da Defesa, Helena Carreiras, numa nota na rede social Twitter.

23h50 - Rússia usou armas químicas em ataque a Mariupol? Reino Unido investiga

Os relatos sobre a alegada utilização de armas químicas em Mariupol pelo exército russo estão a preocupar a comunidade internacional. O governo do Reino Unido já anunciou que está a trabalhar com os seus parceiros para tentar "verificar os detalhes" desse ataque, afirmou a ministra britânica dos Negócios Estrangeiros.

Também o porta-voz do Pentágono, John Kirby, divulgou uma declaração sobre o alegado ataque com armas químicas em Mariupol, frisando que ainda não lhes foi possível verificar a veracidade da informação, mas garantindo que estão a "monitorizar a situação".

Autoridades ucranianas disseram que um drone russo lançou uma substância tóxica na cidade de Mariupol, no porto sitiado no mar de Azov, na noite de segunda-feira.

23h18 - "Hoje será provavelmente o último combate" em Mariupol, dizem militares

Representantes da 36.ª Brigada da Marinha da Ucrânia anunciaram que na noite desta segunda-feira decorrerá "provavelmente o último combate" em Mariupol.

"Temos defendido Mariupol ao longo de 47 dias. Somos bombardeados a partir de aeronaves, somos baleados por artilharia, tanques e outras armas de fogo. Fizemos o impossível", começam por escrever numa publicação no Facebook. "Mas quaisquer recursos têm potencial para se esgotar."

23h10 - Armas químicas? Sem confirmar, Zelensky admite que russos podem usá-las

O presidente da Ucrânia admitiu hoje que as forças russas podem usar armas químicas na Ucrânia, mas não adiantou se já o fizeram.

As declarações surgem depois de o batalhão Azov ter acusado as forças russas de terem usado, pela primeira vez, armas químicas na Ucrânia. Contudo, Zelensky não se referiu a estes relatos - não confirmados - de que terão sido usadas armas químicas num ataque à cidade portuária de Mariupol.

23h00 - Macron disposto a voltar a Kyiv "se for útil"
 
O Presidente da República francês, Emmanuel Macron, declarou hoje que não exclui fazer uma nova visita a Kyiv, mas só o fará se a sua presença puder ser útil, e não para tirar fotografias.

22h46 - Operação Óscar: União Europeia prepara-se para fiscalizar bens russos

A Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) anunciou, esta segunda-feira, que deu início a uma operação com vista a fiscalizar o património dos oligarcas russos e também das empresas.

22h30 - Letónia deixará de importar gás russo o mais tardar até ao final de 2022
 
A Letónia vai deixar de importar gás da Federação Russa o mais tardar até 1 de janeiro de 2023 e construir um terminal de gás liquefeito, para 2023 ou 2024, decidiu a coligação governamental do país báltico.

22h08 - "Será uma reconstrução histórica", diz Zelensky

O presidente da Ucrânia afirmou hoje estar "confiante" de que o país será capaz de se reconstruir rapidamente depois dos danos significativos que tem sofrido durante a invasão russa.

Será uma reconstrução histórica", disse Volodymyr Zelensky, numa mensagem ao país. "Um projeto que inspirará o mundo assim como nossa luta pela liberdade." 

21h46 - Três pessoas morreram e oito ficaram feridas por ataques russos na região de Donetsk

Três pessoas morreram e oito ficaram feridas esta segunda-feira, na sequência de ataques russos na região ucraniana de Donetsk, disse o governador da região, Pavlo Kyrylenko, através do Telegram.

A Reuters não conseguiu verificar de forma independente o relato do governador sobre o ataque.

21h00 - Mais de 4 mil pessoas retiradas pelos corredores humanitários

Cerca de 4.354 pessoas foram retiradas da Ucrânia, esta segunda-feira, através de corredores humanitários, relata a Reuters.

A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, confirmou o número online, adiantando que as pessoas retiradas são provenientes de várias cidades do país.

20h46 - Presidente da Duma russa quer retirar nacionalidade a "traidores"
 
O presidente da câmara baixa do parlamento russo propôs hoje retirar a nacionalidade aos "traidores" que são contra a ofensiva na Ucrânia, dando como exemplo a jornalista que brandiu na televisão um cartaz a condenar a guerra.

20h42 - Líder sérvio bósnio diz estar "orgulhoso" por sanções britânicas
 
O líder nacionalista sérvio bósnio Milorad Dodik declarou hoje estar "orgulhoso" por sanções que lhe serão impostas pelo Reino Unido e assegurou que não o afetarão.

20h40 - Governo ucraniano acusa Rússia de deter ilegalmente jornalistas e civis

A vice-primeira-ministra da Ucrânia acusou, esta segunda-feira, a Rússia de fazer detenções ilegais. Segundo a Reuters, que cita um discurso de  Iryna Vereshchuk emitido na televisão ucraniana, não são só civis que estão a ser presos ilegalmente, como também jornalistas, padres, ativistas e militares.

20h20 - Ucrânia pode vir a combater Rússia com aeronaves soviéticas

O ministro do Interior da Eslováquia anunciou, esta segunda-feira, que está a ponderar enviar caças fabricados na antiga União Soviética para a Ucrânia.

Segundo a Sky News, o responsável afirmou que as aeronaves só seriam enviadas para proteger o espaço aéreo ucraniano caso houvesse uma alternativa para a Eslováquia não ficar desprotegida.

20h15 - Rússia declara alerta terrorista na Crimeia e três regiões da Ucrânia
 
A Rússia declarou hoje um alerta terrorista no norte da península da Crimeia, anexada em 2014, e em outras quatro regiões do sul do país, três das quais limítrofes da Ucrânia, que invadiu a 24 de fevereiro.

20h05 - Pentágono deteta reforço das forças russas no Donbass
 
As forças russas estão a reforçar-se em torno do Donbass perto da cidade estratégica de Izium, mas ainda não iniciaram a ofensiva para garantir o controlo total desta região do leste ucraniano, indicou hoje um alto responsável do Pentágono.

19h55 - ONU pede investigação de violência sexual contra mulheres
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) pediu hoje uma "investigação independente" aos vários relatos de violações e violência sexual contra mulheres na guerra na Ucrânia, de forma a garantir justiça e responsabilidade por esses crimes.

19h43 - Primeira-ministra lituana na cidade bombardeada de Borodianka
 
A primeira-ministra lituana, Ingrida Simonyte, visitou hoje, na companhia do seu homólogo ucraniano, Denys Chmygal, a pequena cidade ucraniana de Borodianka, próxima de Kyiv, destruída pelas bombas e palco de atrocidades durante a ocupação russa.

19h25 - França declara mais seis diplomatas russos persona non grata. Eram espiões

A França decidiu expulsar seis espiões russos, funcionários da embaixada russa em Paris, e "cujas atividades provaram ser contrárias aos interesses nacionais", informou o ministério dos Negócios Estrangeiros francês esta segunda-feira.

18h30 - Borrel assegura ajuda financeira e de peritos da UE vão investigar crimes
 
Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) acordaram hoje dar assistência financeira e disponibilizar peritos para ajudarem o Tribunal Penal Internacional (TPI) e a Ucrânia a documentar possíveis crimes de guerra cometidos pelas tropas russas naquele país.

18h15 - Primeiro-ministro indiano pediu a Putin que se reunisse com Zelensky
 
Segundo a Reuters, Modi disse a Biden durante a reunião, que se realizou por videoconferência, que sugeriu a Vladimir Putin que se encontrasse com Volodymyr Zelensky.

18h10 - Mais de 10 mil civis mortos em Mariupol

Desde o início da invasão russa à Ucrânia, a 24 de fevereiro, já morreram mais de 10 mil civis na cidade de Mariupol, garante o autarca à Associated Press.

Vadym Boychenko adianta que os cadáveres foram "espalhados pelas ruas da cidade" e que o número de vítimas pode mesmo ascender a 20.000.

18h02 - Bombardeamentos em Kharkiv fazem várias vítimas, incluindo uma criança

A cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, sofreu fortes bombardeamentos esta segunda-feira. De acordo com o autarca, Ihor Terekhov, há registo de várias vítimas, incluindo uma criança.

Quando questionado sobre o risco de um novo ataque russo à cidade, Terekhov assegurou que as forças ucranianas estavam focadas e prontas para defender Kharkiv.

17h48 - Borrell acusa Rússia de provocar a fome no mundo e sobretudo em África
 
O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, acusou hoje a Rússia de "causar a fome no mundo" com a guerra na Ucrânia, destruindo as reservas de trigo e impedindo-a de exportar, especialmente para África.

17h40 - Separatistas pró-Rússia anunciam conquista do porto de Mariupol

Denis Pushilin, líder da região separatista de Donetsk, anunciou esta segunda-feira que as suas forças tomaram o controlo do porto de Mariupol, cidade sitiada pelo exército russo há mais de um mês.

"Em relação ao porto de Mariupol, já está sob o nosso controlo", disse o responsável, citado pela agência de notícias russa RIA.

17h32 - OMC admite quebra do crescimento do comércio global

A Organização Mundial do Comércio (OMC) admite que a guerra na Ucrânia possa reduzir quase para metade o crescimento do comércio global este ano.

17h28 - Rússia vai abrir novo corredor humanitário a partir de Mariupol

A Rússia anunciou que irá abrir um novo corredor humanitário a partir de Mariupol, informou hoje o Ministério da Defesa do país. A rota de evacuação, que deve permitir que os civis deixem a cidade com segurança, levará à Crimeia ou Zaporizhzhya, disse o ministério. 

17h20 - Acidentes nucleares? Dinamarca compra dois milhões de comprimidos de iodo

Representantes da Agência Nacional de Saúde da Dinamarca anunciaram, esta segunda-feira, que o país vai comprar dois milhões de comprimidos de iodo.

Em comunicado, citado pela Reuters, os representantes da autoridade de saúde explicam que os comprimidos serão utilizados face a um eventual acidente nuclear que ocorra perto do país.

16h58 - Unicef. 142 crianças morreram e 229 ficaram feridas desde início da guerra

A guerra na Ucrânia já provocou a morte de 142 crianças e ferimentos em 229, informou hoje a agência das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

16h40 - UE concorda que sanções têm de abranger petróleo e MNE português apoia
 
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse hoje, no Luxemburgo, que a União Europeia está de acordo quanto à necessidade de incluir o petróleo nas sanções à Rússia e adiantou que Portugal apoiará tal medida, em fase de estudo técnico.

16h33 - Chanceler austríaco encontra-se com Putin: "Não é uma reunião amigável"

O chanceler austríaco disse, esta segunda-feira, que a conversa com o presidente da Rússia, que decorreu hoje, foi muito "direta, aberta e dura".

Segundo um porta-voz do governo austríaco, citado pela Reuters, a reunião durou cerca de 1h30 e o Karl Nehammer disse a Vladimir Putin que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia tinha que acabar porque "na guerra só há vencidos nos dois lados".

16h25 - ONU confirma morte de mais de 1.800 civis
 
A ONU confirmou hoje a morte de 1.842 civis na guerra da Ucrânia entre o dia da invasão russa, 24 de fevereiro, e o final de domingo, num balanço que inclui 148 crianças.

16h08 - Câmara de Varsóvia cede 'ninho de espiões' soviético em Kyiv
 
O presidente da câmara de Varsóvia, na Polónia, anunciou hoje a apreensão de um antigo local diplomático russo, objeto de uma disputa jurídica entre os dois países e apelidado de 'ninho de espiões', tendo-o oferecido à Ucrânia.

16h05 - Croácia expulsa 24 funcionários da embaixada russa

O governo croata pediu esta segunda-feira a saída de 24 funcionários da embaixada russa, devido à "agressão brutal" da Rússia contra a Ucrânia. A medida acompanha as de vários outros governos europeus, incluindo o de Portugal, com diplomatas russos a serem expulsos de país ao longo da invasão.

15h55 - Reviravolta depois de Borrell pedir mais armas? Lavrov diz que sim

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia disse, durante uma entrevista transmitida esta segunda-feira, que as tropas russas não vão interromper as operações militares na Ucrânia antes das próximas conversações de paz.

Durante a entrevista transmitida pela televisão estatal, o ministro disse ainda que a política europeia sofreu uma "séria" reviravolta depois de Josep Borrell, alto representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, pedir que o bloco continue a fornecer armamento à Ucrânia.

15h38 - Coreia do Norte culpa EUA pela suspensão da Rússia de organismo da ONU

A Coreia do Norte denunciou, esta segunda-feira, que a suspensão russa do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) tratou-se de uma “ação injustificável” liderada pelos Estados Unidos da América (EUA) e do Ocidente, de modo a manter a hegemonia política.

15h47 - Rússia ameaça recorrer à justiça após ser considerada "em incumprimento"
 
O ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, afirmou hoje que o seu país recorrerá aos tribunais se for considerado em incumprimento pelo Ocidente, numa entrevista publicada pelo jornal Izvestia.

15h32 - MNE anuncia regresso de embaixada de Portugal a Kyiv em breve
 
Portugal decidiu retomar atividades diplomáticas em Kyiv e a embaixada na capital ucraniana voltará a estar em plenas funções assim que a situação de segurança o permitir, provavelmente dentro de algumas semanas, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.

15h30 - Sociais-democratas da Suécia abrem debate sobre adesão à NATO
 
O Partido Social-Democrata sueco, no poder, anunciou hoje a abertura de um debate interno sobre a situação estratégica do país e a possibilidade de adesão à NATO, agora em consideração após a invasão russa da Ucrânia.

15h25 - Confrontado com vídeo do ataque a ciclista, Peskov põe em dúvida o tanque
 
Para o porta-voz do Kremlin, as imagens captadas em Bucha pela empresa Maxar foram "feitas após a retirada russa". No entanto, um dos símbolos que identifica o equipamento russo é visível no vídeo do ataque a Iryna Filkina.

15h19 - Ucrânia. Três países dão 2,5 milhões para TPI investigar crimes de guerra
 
A Alemanha, os Países Baixos e a Suécia comprometeram-se hoje a pagar um total de quase 2,5 milhões de euros para ajudar o Tribunal Penal Internacional (TPI) a investigar os supostos crimes de guerra na Ucrânia.

15h16 - "Portugal fará a sua parte" no que toca ao apoio militar a Kyiv

João Gomes Cravinho garante que, no que toca ao apoio militar pedido por Kyiv, "Portugal fará a sua parte". Segundo o Ministro dos Negócios Estrangeiros, foram já enviados dois voos com equipamento militar e um terceiro será enviado em breve. 

15h10 - "Heróis não morrem!" Ucrânia homenageia soldado morto em combate

O Ministério da Defesa da Ucrânia recorreu, esta segunda-feira, à rede social Twitter para anunciar e prestar uma homenagem a um dos seus soldados mortos em combate. Em causa está Andriy Nykonchuk, que estava envolvido na resposta militar ucraniana perante a ofensiva russa a  Kyiv, na posição antiaérea.

15h04 - SEF disse a MP sobre 360 crianças que vieram para cá sozinhas
 
Os menores ucranianos representam 35% dos refugiados que chegaram a Portugal desde o início da guerra, tendo sido comunicado ao Ministério Público a situação de 360 crianças que entraram no país sem os pais ou representantes legais.

15h00 - Boa tarde! Iniciamos aqui um novo registo para acompanhar todas as ocorrências relacionadas com a guerra na Ucrânia. Para recordar o anterior, clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Áustria diz a Putin "a verdade"; Sanções sobre petróleo russo?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório