Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Primeiro-ministro indiano pediu a Putin que se reunisse com Zelensky

O presidente dos Estados Unidos e o chefe de governo da Índia falaram hoje acerca do conflito na Ucrânia. Biden não impõe 'linhas vermelhas', mas pede que a Índia não aumenta a importação de petróleo.

Primeiro-ministro indiano pediu a Putin que se reunisse com Zelensky
Notícias ao Minuto

17:57 - 11/04/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Joe Biden e Narendra Modi conversaram, esta segunda-feira, sobre o conflito na Ucrânia. Segundo a Reuters, em cima da mesa estiveram temas como os massacres que têm vindo a acontecer nas cidades ucranianas ou a possibilidade de a Índia agravar as sanções contra a Rússia, visto que é um dos países que continuam a importar petróleo e gás russos em grandes quantidades.

“As notícias de que civis inocentes morreram em Bucha são muito preocupantes. Condenamos o que se passou e solicitamos um inquérito independente”, disse o primeiro-ministro da Índia, citado pela Reuters.

Segundo a agência noticiosa, Modi disse a Biden durante a reunião, que se realizou por videoconferência, que sugeriu a Vladimir Putin que se encontrasse com Volodymyr Zelensky.

"Também destacamos a importância de garantir a segurança dos civis na Ucrânia e de haver um fornecimento de ajuda humanitária sem obstáculos", disse o chefe do governo indiano.

Apesar de os EUA terem reiterado que não vão colocar ‘linhas vermelhas’ à Índia, a agência Reuters noticia que o país deixou claro que não quer que a Índia aumenta a importação dos produtos petrolíferos.

Segundo a Reuters, desde que as tropas russas invadiram a Ucrânia, a Índia comprou 13 milhões de barris de petróleo à Rússia. Ainda de acordo com a agência, em 2021 o país comprou um total de 16 milhões de barris.

Recorde-se que Joe Biden disse, recentemente, que a Índia é o país do Diálogo de Segurança Quadrilateral - fórum estratégico ao qual pertencem, para além destes dois países, a Austrália e o Japão - que está mais relutante em sancionar a Rússia como resposta à invasão na Ucrânia.

A posição da Índia sobre o conflito na Ucrânia suscitou a preocupação de Washington e foi elogiada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, que elogiou Nova Deli por julgar "a situação na sua totalidade e não apenas de uma forma lateral".

Leia Também: Borrell acusa Rússia de provocar a fome no mundo e sobretudo em África

Recomendados para si

;
Campo obrigatório