Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

RDCongo. Rejeitada libertação de 2 rappers presos por critica ao Governo

O sistema de justiça militar no Kivu do norte, no leste da República Democrática do Congo (RDCongo), rejeitou um pedido de libertação provisória de dois 'rappers' presos por criticarem o chefe de Estado e o Exército, segundo a defesa.

RDCongo. Rejeitada libertação de 2 rappers presos por critica ao Governo
Notícias ao Minuto

19:35 - 08/04/22 por Lusa

Mundo RDCongo

Delphin Katembo Idengo, 25 anos, e Muyisa Nzanzu Makasi, 29, foram condenados em dezembro passado a 10 e a dois anos de prisão, respetivamente.

A sua libertação foi solicitada em 04 de março, em tribunal aberto, perante o tribunal de recurso militar de Goma, a capital da província.

Um dos seus advogados tinha argumentado que os dois jovens artistas tinham "cantado para levar as autoridades a fazer melhor, porque os massacres continuam" no Kivu do norte.

"Sendo o nosso país democrático, não creio que cantar uma canção possa constituir uma ofensa", disse outro advogado.

Mas "o tribunal decidiu que, se os dois arguidos [que vivem em Beni, no norte da província] fossem libertados, seria impossível para eles aparecerem nas suas audiências de recurso" em Goma, disse Patrick Mukomba, do grupo de defesa dos 'rappers'.

O coronel Bernard Kangela, procurador-geral Militar, opôs-se à sua libertação. "Receamos que influenciem as testemunhas ou apaguem os vestígios" e até fugir, disse.

Nas suas canções, Idengo e Muyisa Nzanzu Makasi criticam o Governo e o Exército por não porem fim à violência no leste da RDCongo.

Em primeira instância, Idengo foi considerado culpado de desprezo pelo Exército, participação numa empresa para desmobilizar o Exército e incitação a armar-se contra a autoridade do Estado. O colega foi condenado por ter insultado o chefe de Estado.

Leia Também: Explosão em acampamento militar faz oito mortos e três feridos na RDCongo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório