Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Violência contra menores em Angola com quase 200 mil casos

O Governo angolano considerou hoje que a violência contra as crianças no país "atingiu índices extremamente preocupantes", com o registo de mais de 199.000 casos nos últimos dois anos, sendo que desse número 8.490 foram vítimas de violência sexual.

Violência contra menores em Angola com quase 200 mil casos
Notícias ao Minuto

15:55 - 29/03/22 por Lusa

Mundo Angola

Segundo a ministra da Ação Social, Família e Promoção da Mulher angolana, Faustina Alves, os números da violência sexual contra menores dizem respeito a casos de assédio, abuso sexual verbal, exibicionismo, exibição de material pornográfico, estupro e exploração sexual comercial.

Os números apresentados, observou, "não refletem a globalidade dos casos que ocorrem um pouco pelo país, por falta de denúncia, registando-se um silêncio das vítimas por medo de represálias, vergonha, julgamento social e falta de apoio dos adultos".

Faustina Alves falava hoje, em Luanda, durante a cerimónia de apresentação do balanço da Campanha Nacional de Prevenção e Combate à Violência Sexual contra a Criança em Angola.

Durante um ano de implementação da campanha, entre 16 de março de 2021 e 16 de março de 2022, as autoridades angolanas registaram 4.706 casos de abuso sexual contra menores nas 18 províncias do país.

A campanha "é uma clara demonstração da grande preocupação do executivo angolano em proteger as crianças de todos os males, sobretudo do abuso sexual".

"Durante a campanha percebemos e incluímos também na lista das preocupações as práticas e crenças culturais que promovem a violência sexual contra a criança", que "em muitos casos, não chegam às instituições competentes para o devido registo nas estatísticas oficiais e para o acompanhamento as vítimas", salientou.

Faustina Alves sublinhou que a segunda fase da referida campanha, 2022-2023, deve arrancar a qualquer momento e será desenvolvida "com base nas experiências acumuladas e as habilidades ganhas com as boas práticas na prevenção de riscos".

Reconheceu igualmente a necessidade de se continuar a trabalhar no sentido de "vencer os obstáculos, como a morosidade no tratamento dos casos em todos os níveis e no âmbito da municipalização da ação social".

A governante angolana pediu, no início da sua intervenção, um minuto de silêncio em honra de todas as crianças vítimas de abuso sexual e assassínio, particularmente para uma menor de 5 anos, no bairro Rocha Pinto, e outra de 7 meses no bairro Paraíso, em Luanda, que foram recentemente vítimas deste crime.

O Ministério da Ação Social, Família e Promoção da Mulher angolano procedeu ainda, na ocasião, à entrega de certificados de mérito às instituições que se destacaram na implementação da campanha, nomeadamente órgãos de comunicação social, igrejas, escolas, centros de acolhimento e outros.

Leia Também: Banco de Desenvolvimento visita Angola para avaliar notação de risco

Recomendados para si

;
Campo obrigatório