Síria: Pedidos de asilo na UE em fevereiro foi o mais baixo da década

O número de cidadãos sírios que pediu asilo em países da União Europeia (UE) diminuiu e em fevereiro de 2025 foi o mais baixo da última década, após a queda do regime de Bashar al-Assad, foi hoje anunciado.

Notícia

© OMAR HAJ KADOUR/AFP via Getty Images

Lusa
05/05/2025 11:00 ‧ há 5 horas por Lusa

Mundo

Síria

De acordo com um relatório divulgado pela Agência para o Asilo da UE, em fevereiro deste ano, o número de cidadãos da Síria que pediu asilo em países do bloco comunitário foi o mais baixo da última década.

 

O número de pedidos de asilo de sírios foi de 5.000, uma "diminuição de 70% comparando com outubro de 2024". A explicação poderá ser a queda do regime de Bashar al-Assad, em dezembro do ano passado, colocando fim a uma ditadura de mais de cinco décadas que obrigou centenas de milhares de sírios a fugir do país.

A Alemanha deixou de ser o país que recebeu mais pedidos de asilo. França e Espanha receberam mais requerentes de asilo do que a Alemanha.

Em França, os cidadãos haitianos e ucranianos receberam um quinto do número total de pedidos de asilo. Já em Espanha, os cidadãos venezuelanos, que estão a fugir do regime de Nicolas Maduro representaram a maioria dos pedidos de proteção na União Europeia.

Em fevereiro de 2025, os países da EU receberam "cerca de 69.000 pedidos de asilo, acompanhando uma tendência decrescente que se verifica desde outubro de 2024".

Os cidadãos sírios representavam a população que mais pedidos de asilo faziam para a UE.

O relatório não tem informações sobre Portugal.

Leia Também: Gestão de asilo fora da Alemanha é viável em teoria mas difícil de aplicar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas