Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Ucrânia terá divulgado dados de mais de 600 espiões russos

Lista inclui dados pessoais de mais de 600 espiões que estarão envolvidos na invasão russa à Ucrânia.

Ucrânia terá divulgado dados de mais de 600 espiões russos
Notícias ao Minuto

18:24 - 28/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia/Ucrânia

Os dados de mais de 600 espiões russos terão sido divulgados pelos serviços de inteligência ucranianos. 

De acordo com a notícia avançada pelo The Times, a Ucrânia diz que a lista é composta por 625 russos que trabalham para o FSB - os serviços de inteligência da Rússia – e que estão “envolvidos em atividades criminosas” por toda a Europa. Além de nomes, a lista inclui modelos de carros e matrículas, números de telemóvel e datas e locais de nascimento. Todos tinham a sua morada registada em Lubianka, a sede dos serviços em Moscovo. 

Esta partilha ocorre depois de ter sido intercetada uma conversa entre dois agentes do FSB a discutir a morte do major-general russo Vitaly Gerasimov e, a confirmar-se, é uma “enorme” violação de segurança para Moscovo, tal como destaca o The Times. Além disso, esta falha de segurança da Rússia poderá afetar, sobretudo, o presidente russo, Vladimir Putin, uma vez que é um ex-agente da extinta KGB, e mantém uma relação de grande proximidade com o FSB.

Andrei Soldatov, especialista em espionagem russa, indicou ao The Times que os relatórios do FSB no período que antecedeu a invasão foram “terrivelmente mal calculados”, parte da razão pela qual a invasão à Ucrânia não correu da forma que Moscovo esperava. 

No início deste mês, Putin já tinha ordenado a prisão domiciliária de um chefe de espionagem russo do FSB, culpando-o pela resistência encontrada na Ucrânia.

Recorde-se que invasão russa à Ucrânia já provocou, segundo a ONU, a morte de pelo menos 1.119 civis, incluindo 139 crianças, e feriu 1.790.   

Leia Também: AO MINUTO: Abramovich envenenado?; Guerra já matou 1.151 civis, diz ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório