Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 19º

Navalny pede a apoiantes que continuem a lutar contra o Kremlin

Opositor russo agradece apoio, mas pede "ações".

Navalny pede a apoiantes que continuem a lutar contra o Kremlin
Notícias ao Minuto

15:34 - 22/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Navalny

O opositor russo Alexei Navalny, que esta terça-feira foi condenado a nove anos de prisão por fraude, pediu aos seus apoiantes para que continuem a lutar contra o Kremlin. 

Numa publicação partilhada no Twitter, Navalny, de 45 anos, agradeceu o apoio que lhe tem chegado, mas defendeu que as "ações" contra o regime de Vladmir Putin são “o melhor apoio” que lhe pode ser dado, tal como a outros presos políticos. 

"Sou muito grato a todos pelo apoio. E, pessoal, quero dizer: o melhor apoio para mim e outros presos políticos não é a simpatia e palavras gentis, mas ações. Qualquer atividade contra o regime enganador e ladrão de Putin. Qualquer oposição a esses criminosos de guerra", escreveu o opositor, que promete continuar a lutar.

Recorde-se que Navalny foi hoje condenado, por um tribunal russo, a nove anos de prisão por fraude e ofensas ao tribunal. 

"A sentença final para Alexei Navalny é de nove anos de prisão, a serem cumpridos numa prisão de alta segurança, e o pagamento de uma multa de 1,2 milhões de rublos (cerca de 10 mil euros)", afirmou a juíza Margarita Kotova, citada pela Tass.

Navalny já estava a cumprir uma pena de dois anos e meio de prisão, tendo sido detido em janeiro de 2021, quando regressou ao país depois de ter estado a recuperar na Alemanha de um envenenamento de que foi alvo - incidente que diz ter sido levado a cabo pelo Kremlin. 

Leia Também: Navalny condenado a nove anos de prisão por fraude

Recomendados para si

;
Campo obrigatório