Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mantêm-se em Mariupol 11 vezes mais pessoas do que as que escaparam

Apesar de milhares de pessoas terem começado a sair a partir de corredores humanitários, no início desta semana, a cidade, que tem sido das mais afetadas pelo conflito, tem ainda muitos civis.

Mantêm-se em Mariupol 11 vezes mais pessoas do que as que escaparam
Notícias ao Minuto

16:26 - 17/03/22 por Teresa Banha

Mundo Mariupol

Ao 22.º dia de invasão das tropas russas na Ucrânia mantêm-se em Mariupol, uma das cidades mais afetadas pela guerra, cerca 350 mil pessoas.

Segundo fontes da Câmara Municipal da cidade, que fica no sul do país, cerca de 30 mil pessoas conseguiram escapar da cidade, onde já houve várias tentativas de funcionamento de corredores humanitários, sem serem, na maioria, bem sucedidas. Apenas no início desta semana os civis de Mariupol começaram a sair de forma segura da cidade.

A cidade, que está cercada pelas forças russas, tem sido constantemente atacada, havendo escassez de bens essenciais, como água, comida ou medicamentos. Perante a escassez deste bens, o New York Times noticiou que várias pessoas derretiam a neve por forma poderem hidratar-te. Agora, também um jornalista do The Guardian fotografou o momento que os civis derretiam o gelo.

Recorde-se que na quarta-feira, 16 de março, um teatro em Mariupol, que servia de abrigo antibomba, foi atingido por mísseis russos. Apesar de ainda não ser conhecido o número oficial de vítimas, a maioria terá sobrevivido, segundo Dmytro Gurin, um deputado ucraniano.

Leia Também: "Milagre". Vídeo mostra cave que abrigou sobreviventes de ataque a teatro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório