Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Escolas em Tóquio abandonam controverso código de vestuário

Cerca de cinco regras de vestuário vão cair em todas as 200 escolas públicas da capital do Japão.

Escolas em Tóquio abandonam controverso código de vestuário
Notícias ao Minuto

11:54 - 16/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Escolas

A partir do próximo mês, os estudantes das escolas públicas da capital japonesa deixam de ser obrigados a regras restritivas de vestuário e de aparência, depois de várias críticas.

Antes das novas normas de vestuário, os alunos das escolas públicas de Tóquio tinham de pintar o cabelo de preto (caso não o tivessem), utilizar apenas alguns tipos de penteado e a roupa interior tinha de ter uma cor específica.

A partir do próximo dia 1 de abril, cerca de cinco regras de vestuário vão deixar de existir em todas as 200 escolas públicas da capital do Japão. Entre elas as regras sobre cores de cabelo, roupas íntimas e a proibição de penteados.

Vão também deixar de existir regras sobre castigos de suspensão em casa e sobre o uso de linguagem.

As mudanças entram em vigor no início do próximo mês na capital, mas o plano é que o mesmo aconteça também no resto do país, segundo a CNN.

Tem sido feito um esforço considerável no Japão para terminar com estas regras. Por exemplo, uma escola na cidade de Ube, na província de Yamaguchi, será a primeira do país a introduzir um uniforme "sem género", esta primavera. Nesta instituição de ensino, os alunos de todos os géneros vão poder escolher entre calças ou saias para ir à escola.

Leia Também: Tóquio denuncia manobras militares russas em arquipélago japonês

Recomendados para si

;
Campo obrigatório