Parlamento checo levanta imunidade de ex-primeiro-ministro Babis

Os deputados checos aprovaram hoje o levantamento da imunidade parlamentar do ex-primeiro-ministro populista Andrej Babis, acusado de fraude na obtenção de subsídios da União Europeia (UE).

Notícia

© Getty Imagens

Lusa
03/03/2022 15:14 ‧ 03/03/2022 por Lusa

Mundo

Andrej Babis

Um total de 111 dos 176 membros presentes na câmara baixa do parlamento da República Checa -- que totaliza 200 assentos - votou a favor desta medida que permitirá o julgamento de Babis, um milionário que liderou o Governo checo entre 2017 e 2021.

A polícia suspeita que Babis tenha separado temporariamente uma das suas explorações agrícolas da empresa-mãe, o grupo Agrofert (dedicado à indústria alimentar, produtos químicos e comunicação social), em 2007 para torná-la elegível a receber um subsídio da UE atribuído a PME (pequenas e médias empresas), no valor de cerca de dois milhões de euros.

Babis, de 67 anos, que ocupa o quinto lugar na lista dos checos mais ricos da revista Forbes, garante que não infringiu a lei.

"Posso afirmar em boa consciência que nunca fiz nada ilegal", disse Babis, que lidera o movimento centrista ANO, numa declaração feita antes da sessão parlamentar, na qual classificou o caso como "absurdo".

A polícia defendeu em 2019 que o então primeiro-ministro fosse acusado, mas um procurador da Justiça considerou as alegações infundadas e ilibou Babis.

No entanto, no mesmo ano, o procurador-geral encontrou falhas nesta decisão e reabriu a investigação contra Babis e a sua assistente Jana Mayerova.

Em maio passado, os procuradores admitiram que estavam a considerar indiciar Babis.

O empresário abandonou o poder após as eleições legislativas de outubro passado, que foram conquistadas por uma coligação de centro-direita de cinco partidos, liderada pelo atual primeiro-ministro Petr Fiala.

Leia Também: Comissão checa recomenda retirar imunidade de deputado a Andrej Babis

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas