Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Twitter rotula meios de comunicação social russos filiados ao Estado

Medidas que são tomadas numa altura em que a desinformação russa atinge proporções cada vez mais elevadas.

Twitter rotula meios de comunicação social russos filiados ao Estado
Notícias ao Minuto

18:30 - 28/02/22 por Notícias ao Minuto

Tech Rússia/Ucrânia

O Twitter vai começar a rotular o conteúdo dos websites dos meios de comunicação social estatais russos, anunciou a empresa na segunda-feira, informa o Politico. Em causa estão medidas que surgem numa altura em que a Rússia tem vindo a apostar na estratégia da desinformação para condicionar a opinião pública acerca de assuntos relacionados com a invasão à Ucrânia.

Segundo o Twitter, a empresa começou logo em 2020 a rotular e a "desamplificar" as contas oficiais dos meios de comunicação social russos. As novas medidas, anunciadas esta segunda-feira, aplicam-se assim a contas individuais que partilhem ligações a partir dessas páginas filiadas ao Estado.

"Desde a invasão, vimos mais de 45.000 tweets por dia de indivíduos no Twitter a partilhar estas ligações - o que significa que, agora, a esmagadora maioria do conteúdo dos meios de comunicação social estatais vem de indivíduos que partilham este conteúdo", esclareceu ao Politico a porta-voz do Twitter, Elizabeth Busby.

Segundo a mesma fonte, o Twitter mantém uma lista continuamente atualizada de organizações de meios de comunicação social pertencentes à Federação Russa e a outros 20 países. Posto isto, a nova etiqueta vai ser aplicada, automaticamente, a quaisquer publicações que incluam uma hiperligação de um dos meios de comunicação social estatais listados.

O Twitter anunciou ainda que continuará a reduzir o alcance dos artigos destas páginas, barrando as hiperligações na funcionalidade de pesquisa da plataforma. O Twitter também não "recomendará" tweets que incluam artigos dessas mesmas páginas, esclarece.

As medidas surgem depois da Rússia ter apostado na desinformação para justificar a sua invasão sobre a Ucrânia. Informações falsas divulgadas através dos meios de comunicação social, com o objetivo de retratar o país vizinho como o verdadeiro agressor, foi uma das estratégias mais utilizadas pelos russos neste âmbito.

Leia Também: Acesso ao Twitter restringido na Rússia

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório