Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Juiz sugere que Trump possa ser responsabilizado por ataque ao Capitólio

Num parecer de 112 páginas, o magistrado Amit Mehta afirma que as declarações de Trump aos seus apoiantes antes da insurreição "são a essência da conspiração civil".

Juiz sugere que Trump possa ser responsabilizado por ataque ao Capitólio
Notícias ao Minuto

23:04 - 18/02/22 por Marta Ferreira

Mundo Capitólio

Donald Trump poderá vir a ser responsabilizado pelo ataque de dia 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio. De acordo com a CNN, o juiz Amit Mehta deliberou esta sexta-feira que o ex-presidente dos EUA não tem imunidade absoluta de litígios e, por isso, as ações civis podem avançar na justiça. 

Num parecer de 112 páginas, o magistrado Amit Mehta afirma que as declarações de Trump aos seus apoiantes antes da insurreição "são a essência da conspiração civil", uma vez que o então presidente falou sobre si próprio e os participantes do comício como estando a trabalhar para "um objetivo comum" de luta contra o resultado eleitoral que deu a vitória a Joe Biden nas eleições de 2020.

"O discurso do presidente no dia 6 de janeiro pode ser razoavelmente visto como um apelo à ação coletiva", sugeriu Mehta.

O juiz decidiu assim que os processos podem passar para a fase de recolha de provas e, posteriormente, para um julgamento. "Negar a um presidente imunidade a danos civis não é um pequeno passo. O tribunal entende bem a gravidade da sua decisão. Mas os supostos fatos deste caso não têm precedentes", escreveu o magistrado.

Membros democratas da Câmara dos Representantes e polícias que defenderam o Capitólio dos EUA no dia da invasão acusam o empresário e político de ter instigado o ataque. 

De referir que o painel da Câmara dos Representantes que investiga o ataque é composto por sete democratas e dois republicanos. Já foram intimadas cerca de 100 pessoas até agora e entrevistadas quase 500.

Leia Também: Biden ordena divulgação de visitas à Casa Branca no dia de invasão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório