Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Biden ordena divulgação de visitas à Casa Branca no dia de invasão

O Presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou hoje a divulgação dos registos de visitantes da Casa Branca na era do ex-presidente Donald Trump à comissão do Congresso que investiga a invasão do Capitólio em 06 de janeiro de 2021.

Biden ordena divulgação de visitas à Casa Branca no dia de invasão
Notícias ao Minuto

14:03 - 16/02/22 por Lusa

Mundo Capitólio

Donald Trump tentou que essa lista, que está disponível no Arquivo Nacional, não ficasse acessível à comissão de inquérito, alegando razões de privilégio executivo.

Agora, com autorização de Biden, serão divulgados ao Congresso as listas que revelam informações de reuniões na Casa Branca que aconteceram no dia da invasão do Capitólio, em 06 de janeiro do ano passado, por apoiantes de Trump, que provocou a morte de cinco pessoas.

Numa carta enviada na segunda-feira para os Arquivos Nacionais, a conselheira da Casa Branca Dana Remus explicou que Biden rejeitara os argumentos de Trump para manter os registos privados, considerando que essa decisão "não era no melhor interesse dos Estados Unidos".

A comissão de investigação do Congresso está a centrar-se nas ações de Trump a partir de 06 de janeiro do ano passado, quando o ex-Presidente demorou várias horas até pedir aos seus apoiantes para desistirem das suas intenções no Capitólio, onde procuravam impedir a validação do resultado das eleições presidenciais de 2020, que deram a vitória a Biden.

A investigação também procura perceber a organização e financiamento de uma manifestação em Washington, na manhã do motim, em que Trump discursou, incentivando os seus apoiantes a fazerem tudo para impedir a validação do resultado eleitoral.

Leia Também: Painel de investigação sem acesso a comunicações de Trump durante ataque

Recomendados para si

;
Campo obrigatório