Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Eurodeputado búlgaro faz saudação nazi no Parlamento Europeu

Em causa está Angel Dzhambazki, do grupo parlamentar 'Reformistas e Conservadores Europeus' (ECR).

Eurodeputado búlgaro faz saudação nazi no Parlamento Europeu
Notícias ao Minuto

23:47 - 16/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Parlamento Europeu

Um eurodeputado nacionalista búlgaro fez, esta quarta-feira, a saudação nazi no hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo. De acordo com a Agence France-Presse, o incidente decorreu após a sua intervenção durante um debate sobre o Estado de Direito na Polónia e Hungria, tendo provocado indignação entre os restantes membros parlamentares.

Subindo os degraus que levam à saída do hemiciclo, Angel Dzhambazki, do grupo parlamentar 'Reformistas e Conservadores Europeus' (ECR), foi visto a fazer a referida saudação durante alguns segundos, antes de sair do espaço.

"Nunca permitiremos que nos digam o que dizer e fazer. Viva a Bulgária, a Hungria, o Orban, o Fidesz e a Europa dos Estados-Nação", tinha dito anteriormente, ao Parlamento, o representante do partido nacionalista búlgaro VMRO.

Também descreveu no Twitter como sendo uma "abominação" uma decisão tomada na quarta-feira pelo Tribunal Superior da União Europeia - o Tribunal Europeu de Justiça - para validar um mecanismo, contestado pela Polónia e Hungria, que permite o bloqueio de fundos a países onde existem violações do Estado de Direito.

A vice-presidente do Parlamento Europeu, Pina Picierno, veio depois dizer que a instituição iria "verificar com as câmaras o que aconteceu neste hemiciclo, para ver se houve ou não uma saudação fascista".

"Não permitimos de forma alguma gestos e símbolos fascistas. Se isso tiver sido feito, é extremamente grave e serão tomadas sanções", advertiu Picierno.

Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, também reagiu ao caso, através de uma publicação no Twitter. "Uma saudação fascista no Parlamento Europeu é inaceitável para mim - sempre e em todo o lado", apontou. "Ofende-me a mim e a todos os outros na Europa", acrescentou ainda.

Leia Também: Ideologia nazi "deve ser repudiada", tal como o comunismo, diz Bolsonaro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório