Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

França. Explosão em prédio mata sete pessoas, incluindo duas crianças

As autoridades confirmam ainda uma pessoa gravemente ferida e outras três com ferimentos ligeiros.

Notícias ao Minuto

12:49 - 14/02/22 por Notícias ao Minuto e Lusa

Mundo Explosão

As autoridades francesas confirmaram a morte de sete pessoas, incluindo duas crianças, numa explosão que aconteceu na madrugada desta segunda-feira, em Saint-Laurent-de -la-Salanque, no Sul de França.

As autoridades confirmam ainda uma pessoa gravemente ferida e outras três com ferimentos ligeiros.

O acidente aconteceu por volta da 1h30 desta segunda-feira (2h30 em Lisboa), numa loja de pronto a comer, de um prédio desta localidade. A explosão foi seguida por um incêndio em todo o edifício.  

Segundo partilhado na rede social Facebook pelo regimento de bombeiros locais, a explosão atingiu os andares superiores: "Os bombeiros receberam uma chamada após uma explosão num espaço no coração da cidade que incendiou os apartamentos do andar de cima".

Acrescentam que "um importante dispositivo foi implantado (85 bombeiros), vários envolvidos evacuados e o município abriu uma sala para receber pessoas que moram na rua do sucedido". Dizem, ainda, que foram deslocadas para o local múltiplas equipas multifuncionais.

Segundo a SkyNews, além de se confirmarem sete mortes, regista-se que duas delas são crianças, sendo que uma destas é recém-nascida. 

Em comunicado oficial hoje divulgado o presidente da câmara municipal de Saint-Laurent-de-la-Salanque disse: "Os nossos pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias. Vamos mobilizar-nos para os ajudar da melhor maneira possível nestas circunstâncias trágicas".

O ministro adjunto das Finanças de França, Olivier Dussopt, também viajou hoje para a cidade, onde irá visitar o local do incêndio.

Uma investigação foi aberta para determinar as causas da explosão.

Citada ainda pela agência Lusa, Nadine Bret, de 59 anos, que mora num apartamento próximo disse que ouviu "uma explosão muito alta, depois vi grandes chamas". Acrescenta ainda: "Depois ouvimos gritos, as janelas do outro lado da rua explodiram, o fogo começou na mercearia ou no restaurante térreo", disse, especificando que o restaurante de comida rápida estava a trabalhar no domingo à tarde.

Esta testemunha, assim como todos os moradores do bairro, foram retirados das suas casas pelos bombeiros e realojados na câmara municipal.

Veja na galeria as fotografias deste trágico acidente partilhadas pelos bombeiros locais na sua página do Facebook.

[Notícia atualizada às 14h57]

Leia Também: Casos de Covid-19 caem em França. Hoje foram 86.562

Recomendados para si

;
Campo obrigatório