Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

"Estes bloqueios ilegais têm que parar". Canadá tenta pôr fim a protestos

As manifestações que duram há mais de 12 dias têm prejudicado o comércio nacional e internacional.

"Estes bloqueios ilegais têm que parar". Canadá tenta pôr fim a protestos
Notícias ao Minuto

20:20 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Canadá

As autoridades do Canadá estão a tentar acabar com os protestos antivacinas e contra restrições que já decorrem na capital há 12 dias e prejudicam a circulação no país. 

Os manifestantes continuam a bloquear duas fronteiras entre os Estados Unidos da América (EUA) e o Canadá, incluindo a ponte Ambassador, que é uma das passagens fronteiriças mais movimentadas, contando com cerca de 8.000 camiões por dia.

Apesar de ter sido anunciada a sua abertura na terça-feira, a Agência de Serviços de Fronteiras do Canadá mostrou que as vias dos EUA ainda estavam fechadas nesta quarta-feira. De acordo com a Reuters, associações empresariais de ambos os países pediram a reabertura da ponte. “À medida que as economias emergem, devido aos impactos da pandemia, não podemos permitir que nenhum grupo prejudique o comércio transfronteiriço que sustenta famílias nos dois lados da fronteira”, disseram em comunicado conjunto.

O encerramento da ponte causou já uma escassez de peças na fábrica de montagem da montadora Stellantis (STLA.MI) em Windsor, Ontário, o que levou a empresa a suspender os turnos na terça-feira, mas conseguiu retomar a produção na manhã desta quarta-feira.

“A Ponte Ambassador entre Windsor e Detroit é a travessia terrestre mais importante da América do Norte e é fundamental para as nossas cadeias de produtos. Milhares de trabalhadores e empresas dependem disso para a sua subsistência. Estamos todos cansados ​​desta pandemia, mas estes bloqueios ilegais têm que parar”, disse o ministro da Inovação do Canadá, François-Philippe Champagne.

Embora, segundo a Reuters, o número de protestantes esteja a diminuir, estes bloqueios têm afetado o comércio nacional e internacional. Os manifestantes também bloquearam outra passagem fronteiriça em Coutts, Alberta, revelou a polícia na terça-feira, no mesmo dia em que a principal província produtora de petróleo do Canadá, anunciou os seus planos para aliviar as restrições da pandemia.

"Continuamos cientes de que a ciência e as regras sanitárias são o melhor caminho para esta pandemia, é o caminho que nos levará ao outro lado", afirmou esta quarta-feira o primeiro-ministro Justin Trudeau. Apesar de os manifestantes se decretarem como pacíficos, alguns moradores de Ottawa divulgaram que foram atacados e assediados e há relatos de uma tentativa de incêndio num prédio no centro da cidade. 

A polícia tem tentado assumir o controlo da situação. No domingo à noite apreenderam milhares de litros de combustível e removeram um camião-tanque da via pública. O vice-chefe da polícia, Steve Bell, disse que muitos dos manifestantes que permaneceram em Ottawa eram extremamente "determinados". Até agora, a polícia deteve 23 pessoas na sequência destes protestos.

Leia Também: Protestos anti-covid no Canadá incentivam mobilizações nos EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório