Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ciclone Batsirai. Número de vítimas mortais chega aos 80

Recorde-se que o último balanço dava conta de 30 vítimas mortais.

Notícias ao Minuto

16:22 - 09/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Madagáscar

O número de mortes devido ao ciclone Batsirai, que atingiu Madagáscar no sábado, subiu para 80, de acordo com as novas informações das partes mais afetadas do país, avança a Reuters. Recorde-se que o último balanço do Gabinete Nacional de Gestão de Riscos e Catástrofes (BNGRC) dava conta de 30 vítimas mortais.

O ciclone atingiu a ilha no final do dia de sábado, deixando 91 mil pessoas com casas destruídas ou danificadas, além de ter provocado cortes de eletricidade, inundações, e outros danos materiais.

Citado pela agência noticiosa, o BNGRC indica que 60 das mortes ocorreram em Ikongo, no sul do país, onde o ciclone se terá mostrado mais destrutivo.

Especialistas alemães já se encontram ao país, para "apoiar a resposta humanitária nas áreas de passagem de Batsirai", especifica o BNGRC, salientando que estão já a decorrer trabalhos em 20 estradas e nas 17 pontes que ficaram cortadas por causa do ciclone, isolando aldeias.

Com uma população superior a 30 milhões de pessoas, Madagáscar já estava a lidar com carências alimentares no sul do país devido à seca severa, que se agravaram com a passagem do Batsirai e a consequente destruição de campos de arroz, frutas e vegetais, a semanas de serem colhidos.

A tempestade foi o segundo fenómeno natural desta natureza em Madagáscar nas últimas duas semanas, depois de o ciclone Ana ter provocado 55 óbitos e desalojado 130 mil pessoas no norte do país.

Veja as imagens.

Leia Também: Número de mortos em Madagáscar sobe para 30 devido a ciclone Batsirai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório