Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Aos 8 anos, Stanley não conhece a mãe. Sofre de uma espécie de Alzheimer

Criança de 8 anos tem capacidade cognitiva semelhante à de um bebé.

Aos 8 anos, Stanley não conhece a mãe. Sofre de uma espécie de Alzheimer
Notícias ao Minuto

16:35 - 02/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Doença

Quando Mari Barnes chega à escola do filho, encontra-o sempre sorridente e bem disposto a brincar com os seus colegas. Contudo, o que se segue deixa esta mãe em agonia profunda.

O filho de Mari, tem oito anos, sofre de uma espécie de Alzheimer infantil e não reconhece a mãe, nem a consegue distinguir entre os vários pais ali presentes.

Stanley sofre de uma condição conhecida como Síndrome de Sanfilippo, que afeta o cérebro de forma semelhante ao Alzheimer.

O menino foi diagnosticado com a doença aos 16 meses e à medida que foi crescendo a sua saúde deteriorou-se, ao ponto de já não conseguir comunicar com os pais.

"É muito difícil. Parece que todos os dias perdemos um pouco dele. É uma doença rápida. Há a apenas seis meses ele reconhecia-nos e falava", diz a mãe", referindo que a sua capacidade cognitiva é, neste momento, semelhante à de uma criança de oito meses.

Desesperados por uma cura, Mari e Ross inscreveram Stanley num ensaio médico no Hospital Great Ormond Street, no Reino Unido, quando ele tinha apenas dois anos de idade. Os pais admitem que foi um processo um pouco invasivo e embora notem que teve algum efeito positivo - dado que Stanley está em melhor condições do que crianças da idade dele que sofrem da mesma doença - dizem estar a viver um dia de cada vez.

"Queremos garantir que ele aproveita cada momento da vida", afirmam.

Leia Também: Cinco alimentos que ajudam a prevenir a doença de Alzheimer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório